Produção do Instituto Anísio Teixeira passa a integrar grade de programação da TVE

O Programa Intervalo, lançado oficialmente nesta quarta-feira (29/10), durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura, na Itaipava Arena Fonte Nova, já passa a integrar a grade de programação da TV Educativa da Bahia (TVE). O anúncio foi feito na Tenda Digital e contou com a presença do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, do diretor Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), José Araripe Jr., além de estudantes, professores e membros do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria da Educação.

Lançamento do Programa Intervalo - Geraldo Carvalho - Ascom
O Intervalo é produzido por professores da rede estadual que integram a Rede Anísio Teixeira, com a colaboração de estudantes, disseminando e debatendo conteúdos pedagógicos interdisciplinares de forma lúdica e atemporal. “O Programa é uma importante ferramenta de interação entre docentes e alunos, que, juntos, trabalham na concepção desse produto audiovisual, que se aproxima do contexto escolar”, disse o secretário.

Os vídeos do Programa serão inseridos nos intervalos da programação da TVE, resultado de uma parceria que, de acordo com José Araripe, já é uma tradição entre a emissora e a TV Anísio Teixeira. “A crescente qualidade dos produtos voltados para a educação, em conteúdo e em formatos, caem como uma luva na programação da TVE”, ressaltou.

A exibição do vídeo, durante o evento, agradou aos estudantes por fugir dos padrões dos programas televisivos comerciais e por se aproximar da realidade deles. Emilly Menezes Papa, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, disse que “o programa é interessante porque mostra a vida na escola e a interação com os professores”.

Com 120 vídeos de 4 minutos, o Programa Intervalo utiliza a linguagem audiovisual por meio dos formatos documentário, documentário drama, documentário ficcional e teleteatro, distribuídos em nove séries temáticas: Minha Escola, Meu Lugar; Ser Professor; Cotidiano; EnCenAção; Faça Acontecer; Gramofone; Diversidades; Histórias da Bahia e Filmei.

Além da exibição na TVE, o programa Intervalo será disponibilizado no Ambiente Educacional Web (inserir link), no qual qualquer educador ou estudante poderá fazer o download e utilizar nas atividades pedagógicas.