Prêmio Gestão Escolar

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Estão abertas as inscrições, até o dia 1º de junho de 2012, para o Prêmio Gestão Escolar  - PGE, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação -Undime e da Fundação Roberto Marinho.

Coordenado, em âmbito estadual, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o prêmio é realizado, desde 1998, com o objetivo de estimular a melhoria dos processos de gestão na busca de garantir educação de qualidade. 

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A coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Telma Holtmann, informa que podem participar do PGE todas as escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) das redes públicas estaduais e municipais.  A exceção fica para a unidade e/ou gestor que tenha sido contemplado nas últimas duas edições, conforme o regulamento, postado no site do Consed.  A escola deverá fazer seu cadastro, exclusivamente, pela internet, e seguir as orientações para consolidar a inscrição.

Consulte o regulamento do Prêmio de Gestão Escolar 2012

“O prêmio está renovado e, para facilitar a participação, o diretor preenche, via sistema, todas as informações que compõem o dossiê, salvando-as gradativamente. É possível colocar, também, fotos, depoimentos e cópia de atas, anexando-as na aba correspondente. Após finalizar o preenchimento, é preciso imprimir o dossiê e enviar para a sua Diretoria Regional de Educação (Direc)”, acrescentou Telma Holtmann.

O PGE foi idealizado para diagnosticar a realidade escolar, visando promover uma melhoria contínua do trabalho nas escolas a partir da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar. Dentro desse contexto, os organizadores do prêmio  consideram que uma boa gestão constribui para o sucesso de aprendizagem dos estudantes. “E esta é uma das metas dos gestores e da comunidade escolar”, assinalam.

Baixe aqui o folder de divulgação

Etapas – As etapas regional e estadual irão acontecer de 15 de junho e 10 de agosto. Cada comitê regional seleciona uma escola, dentre as inscritas. Posteriormente, uma escola é selecionada como Destaque Estadual para a etapa seguinte. Na etapa nacional, que vai de 13 a 31 de agosto, o comitê nacional selecionará seis escolas finalistas que serão as Destaques Nacionais.

De 11 de outubro a 4 de novembro, os diretores das escolas destaque de cada estado farão uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, visando troca de experiências sobre gestão escolar. O anúncio da escola Referência Brasil e a cerimônia nacional de premiação se dará no dia 5 de novembro.

Serão concedidos, no âmbito nacional, os diplomas escola Destaque Estadual e mais R$ 6 mil para cada escola indicada e escola Destaque Nacional para as escolas finalistas e mais R$ 10 mil para cada unidade selecionada. A escola classificada como Referência Nacional receberá R$ 30 mil.

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