Plano de Formação Continuada é apresentado aos gestores municipais de educação dos 27 Territórios de Identidade

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), reuniu nesta sexta-feira (29), os dirigentes de Educação dos municípios que compõem os  Territórios de Identidade do Baixo Sul, Bacia do Paramirim, Médio Rio de Contas, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe e Bacia do Rio Corrente. Este foi o último dos 10 encontros focados na apresentação do Plano de Formação Continuada Territorial 2021 aos gestores municipais dos 417 municípios baianos.
 
Com o foco de atender os gestores escolares, coordenadores pedagógicos que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio e, também técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) , o Plano de Formação Continuada Territorial tem contribuído diretamente para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. “Todos juntos desenvolvemos um trabalho muito importante e com bastante competência. Essa parceria tem sido muito proveitosa e potencializado o desenvolvimento da educação”, pontou o subsecretário da Educação, Danilo Mello, que representou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. 
 
Apresentando o plano de formação para os participantes da reunião, a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, enfatizou a importância da participação de todos durante os processos da formação continuada. “Nosso projeto é feito com os municípios, todos juntos. Todos são autores desta história. Mesmo com essa nova roupagem, virtual devido ao momento que vivemos, tivemos 90% de participação durante os dias de reuniões”, celebrou. 
 
“É um período da repactuação da formação e é necessário valorizar esse momento para a construção da educação. É bom que estejam todos juntos por esse objetivo”, relatou o diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), Prefeito Marcão. Falando sobre a parceria para melhoria da educação, a superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão Brito, falou sobre a construção do plano. “Esse recorte que o IAT traz para a formação continuada é importantíssimo. É preciso destacar essa união de redes municipais e estaduais. Essa parceria é fundamental para evolução do processo já que vocês vivenciam e sabem a realidade para ser trabalhada”, explanou. 
 
Tatiana Bello, gerente de implementação do Itaú Social, ressaltou o papel da instituição na parceria. “O Itaú Social tem como finalidade contribuir com a educação, principalmente nas ações articuladas em regime de colaboração como a que temos na Bahia. Vamos atuar com vistas ao fortalecimento deste regime e consequente melhoria da educação". Dirigente do Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Jacuípe (NTE 15 - Ipirá), Nívea Araújo lembra a importância desta ação. "Estado e municípios, alinhados, participando das atividades juntos, é o que precisamos para melhorar nossos indicadores e a aprendizagem dos nossos estudantes".
 
Thaisa de Farias, dirigente do Núcleo Territorial de Educação do Médio Rio de Contas (NTE22 - Jequié) elencou pontos que são necessários nestes encontros da formação continuada.  “É muito importante, para nós gestores, termos esse momento, participar dessa repactuação das redes. É bom para entender e fortalecer, para poder avançar, e que a união faça a diferença neste momento em que estamos longe fisicamente”. Completando a fala, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, enfatizou a parceria entre o estado e o município para a educação. “Nossa intenção é estar junto, para debater e avançar na educação, para gente ver ainda mais pessoas construindo um futuro melhor”, finalizou. 
 
 “Educação é uma só e juntos de forma comparativa fortalecemos as ações”, disse a dirigente do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte do Paraguaçú (NTE 14 - Itaberaba) Valdeci Silva Carvalho. Além de Nívia, Thaisa e Valdeci, participaram do encontro desta sexta, Josélia Maria dos Santos (NTE 06 - Valença), Flordenice Oliveira Costa (NTE 12 - Macaúbas) e Eleniza Oliveira (NTE 23 - Santa Maria da Vitória).
 
"Finalizamos hoje uma etapa importante, que é apresentar aos secretários municipais, a nossa proposta de formação. Agora enviaremos para todos um termo de aceite para que os municípios possam ingressar oficialmente em nosso processo formativo", explicou Cybele Amado. Após o período de adesão dos municípios, terá início o processo de inscrição dos educadores.

Notícias Relacionadas