Planejamento da Formação Continuada 2021 é apresentado aos Conselheiros Estaduais de Educação

O planejamento da Formação Continuada Territorial, para o ano de 2021, foi apresentado nesta terça-feira (23) aos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE). A ação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), prevê a formação continuada de coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas das redes municipais e estadual, como foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

A reunião foi aberta pelo presidente do CEE, Paulo Gabriel Naciff, que destacou o papel do IAT na educação baiana. "É um órgão de muita valia e importante para o avanço da educação na Bahia. O IAT tem história e um papel fundamental para a qualidade da educação e a formação é um trabalho forte e estruturado", disse.

"É muito significativo apresentarmos os resultados da formação e o nosso planejamento para 2021 neste espaço, ao qual tenho profundo respeito e admiração", disse Cybele Amado de Oliveira, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira. A gestora apresentou as premissas, arquitetura e currículo da formação continuada. "É um trabalho inovador. Conseguimos colocar educadores das redes municipais e estadual juntos, compartilhando suas experiências pedagógicas, num mesmo ambiente de formação", celebrou.

A diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, reforçou que o trabalho da formação se baliza pelo contexto da prática cotidiana da escola. "Nossas pautas se baseiam no contexto profissional. Tudo o que acontece na escola tem um porquê pedagógico, tem uma razão. Outra premissa que não abrimos mão, mesmo no distanciamento foi a interação. A troca de saberes é fundamental para o trabalho formativo".

Além da Formação Continuada Territorial, também foram apresentadas aos conselheiros, outras ações do IAT, a exemplo das Salas de Gênero, ação realizada em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), a Revista Eletrônica Estudos IAT, as Residências Online de Aprendizagem Criativa, entre outras.

Inscrições para a Formação Continuada

Coordenadores pedagógicos e gestores escolares que queiram participar da Formação Continuada Territorial têm até sexta-feira (26) para realizarem a inscrição. Para isso, devem acessar o site inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br fazer o cadastro e garantir a participação na atividade formativa. "Mesmo os educadores que já participaram da formação nos anos anteriores devem fazer o cadastro e a inscrição", informa Cybele Amado.