Os avanços e desafios da Educação integral são debatidos no Diálogo Formativo promovido pelo IAT nesta quinta

Valorizar os avanços e reconhecer os desafios para a Educação Integral no Estado da Bahia. Esta foi a tônica de mais uma edição do Diálogos Formativos, ação que integra as atividades da Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Para debater o tema, foram convidadas as educadores Natacha Costa, da Associação Cidade Escola Aprendiz e Jaqueline Moll, referência nacional em educação integral e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, este foi um momento ímpar para a educação pública da Bahia. "Trouxemos duas referências no tema, que irão contribuir com a nossa formação e com este compromisso de governo que é a educação integral. Precisamos entender que a discussão sobre a educação integral integrada vai para além do tempo na escola. É uma perspectiva de currículo que tem uma visão muito mais ampla do que o que a gente costuma trabalhar na escola", disse a gestora em sua fala de abertura.

A Formação Continuada Territorial é destinada a coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no período do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. "Nós juntamos, num mesmo ambiente, educadores das redes municipais e estadual, para que possam discutir a sua prática e socializar as suas experiências", contou Cybele Amado, lembrando que cerca de 8 mil educadores estão inscritos na plataforma da formação continuada.

O superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPPEE), Marcius Gomes destacou que a agenda da Educação Integral tem um lugar para o governo. "O governador Rui Costa tem cuidado disso com muita atenção e os investimentos hoje somam mais de meio bilhão em novas obras, escolas, complexos poliesportivos. Este é um grande movimento que a Bahia está se dedicando e que envolve o regime de colaboração".

Fundamentos e Práticas em Educação Integral
Marcius Gomes também aproveitou sua fala para celebrar a certificação da Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral, ação realizada pela CEPPEE em parceria com o IAT. "Uma ação que deixa um grande legado, grandes contribuições para toda a rede", disse o superintendente. Ele pontua que o cenário nacional não é positivo para a pauta da Educação Integral. "Momento de desconstrução de muitas políticas públicas que são importantes, mas as Bahia segue valorizando as experiências bem sucedidas e pensando as suas próprias estratégias", completou.

A Formação em Educação Integral contou com carga horária de 72 horas, distribuídas em quatro módulos, no período de outubro/2020 a março/2021. Teve o objetivo de discutir a concepção de Educação Integral na perspectiva de orientar a política educacional, no contexto das redes e das escolas, e apoiar a reorganização curricular das escolas de tempo integral, com vistas na garantia de acesso e qualidade da educação para todos os estudantes.

Simbolicamente foram certificadas as educadoras Arielma Galvão dos Santos, Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos,  em Salvador e Maria do Amparo Oliveira Brito - Vice-diretor(a) em unidade escolar de tempo integral -, Colégio Estadual António Batista, de Caetité. "Essa formação pode ser referência, pois foi uma formação em serviço e nós defendemos que as formações sejam em serviço e dentro da nossa jornada de Trabalho", disse Arielma Galvão que também pontuou o que chamou de "respeito ao tempo de tela" e a presença das metodologias ativas.

"Tenho 28 anos que atuo no estado e esta foi uma formação que me deixou com gostinho de quero mais. Sou apaixonada pela Educação Integral e nesta formação tivemos a oportunidade de discutir, nos embasar sobre tudo aquilo que a gente desejava ter sobre a escola de tempo integral", celebrou Maria do Amparo Oliveira Brito.