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Material didático elaborado por professores da rede estadual dinamizam aulas do EMITec
O material didático elaborado por professores da rede estadual de ensino tem feito a diferença no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado e garante que estudantes, que moram em áreas remotas da Bahia, cursem o ensino médio. O EMITec utiliza uma rede de serviços de comunicação multimídia, que integra voz, dados e imagem. A partir de estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), as aulas são transmitidas, em tempo real, via satélite, com aporte do material pedagógico, com professores em estúdios e mediadores nas salas de aula.
Estudante do EMITec, Felipe Ferreira da Silva Gomes, 16 anos, faz o 3º ano do ensino médio no distrito de Itaguaçu, em Irecê. Em 2012, o aluno foi o 2º colocado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Felipe fala da importância do projeto para a aprendizagem. “O material é muito explicativo, a gente aprende mais e consegue expressar tudo o que aprendeu. A gente se envolve com a aula”, revela o estudante.
De acordo com a coordenadora do EMITec, Letícia Machado, o material de apoio constitui um auxílio importante para as aulas do projeto. “O conteúdo busca priorizar os pontos mais relevantes de cada temática, e inclui os slides utilizados pelos professores e uma lista de exercícios. Além de trazer mais conhecimento, esse material facilita o aprendizado do estudante e evita que ele se preocupe em copiar o conteúdo. Assim, ele volta a sua atenção para aula e ganha mais liberdade para fazer questionamentos”.
Os professores apostam na pluralidade para compor o material. “Nós realizamos pesquisas, mas o material é uma construção dos professores. Incluímos vídeos, charges, textos, entrevistas, listas de exercícios e de sites, além de dicas de fontes para complementar o conhecimento. Tudo fica disponível para os estudantes, em uma plataforma virtual, e, este ano, também, será distribuído impresso em módulos”, conta a professora de geografia, Élida de Barros.
Metodologia – Os conteúdos são veiculados por uma moderna plataforma de telecomunicações, com uso de soluções tecnológicas que incluem videoconferência e permitem a interatividade dos estudantes com os professores especializados. No estúdio, dois professores, de cada disciplina, ficam disponíveis para atendimento e, nas telessalas, os estudantes são acompanhados por mediadores, que motivam os alunos e fazem a intermediação para tirar dúvidas e esclarecer outros questionamentos.
Nas aulas, as dúvidas são recebidas via chat, ou por meio do uso da webcam e microfone. Após a exposição do conteúdo, o professor especialista apresenta uma atividade de produção para ser realizada pelo estudante, com foco no desenvolvimento do senso crítico, fomento à reflexão, além de discussões e socialização de experiências, com ênfase no trabalho coletivo, na ludicidade e na contextualização dos conteúdos.
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