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Livro discute inclusão na educação
Discutir as relações sociais e suas implicações no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência. Este é o objetivo do livro “Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas”, que tem conteúdo extraído dos trabalhos apresentados no I Congresso Baiano de Educação Inclusiva.
O enfoque da obra, organizada por Félix Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão e Theresinha Miranda, decorre da relevância que o contexto sociocultural em que a pessoa está inserida serve de parâmetro para classificá-la como normal e anormal, além de enfatizar o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizado. Esta perspectiva, ao invés de procurar, no aluno, a origem de um problema, define o tipo de resposta educativa e de recursos e apoios que a escola deve proporcionar a esse aluno, para que ele obtenha o sucesso escolar. Em vez de pressupor que o aluno deva ajustar-se a padrões de “normalidade” para aprender, aponta para a escola o desafio de ajustar-se para atender à diversidade de seus alunos.
O livro está disponível para download aqui.
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