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Live discute sobre história de mulheres negras para sala de aula
Publicado em sex, 10/07/2020 - 15:15 por Ascom/Educação
Com o questionamento sobre a ausência do estudo da história da mulher negra nas salas de aula, aconteceu nesta quinta-feira (9), a 18ª live realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT), no canal do IAT no Youtube.
O bate-papo contou com a presença da professora e doutora, Cristiane Batista, que trouxe questões sobre a ausência da história povo negro em materiais didáticos e programas educacionais, a necessidade de trabalhar teóricas negras para quebrar paradigmas e as mudanças que precisam ser feitas na educação. “Falar sobre essas questões em sala traz uma nova visão para os alunos. É importante mostrar na história que as mulheres negras não eram burras, nem estavam somente na senzala, no leito sendo ama de leite ou cozinheira, e sim, que na verdadeira história, eles vão encontrar mulheres empoderadas e poderosas, aí eles terão orgulho e autoestima de pertencer a essa linhagem”, pontuou Cristiane.
Graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO\UFBA, Cristiane é autora do projeto de pesquisa de Dedicação Exclusiva que tem como produto final a elaboração didática de Histórias de Africanas para contar na sala de aula, que estarão num livro voltado para a Educação Básica, além de criadora do Canal no Youtube “Mulheres negras para sala de aula”.
Jogo Ágora: argumente e administre a cidade
Ágora é um aplicativo para dispositivos móveis que pode ser utilizado em escolas de todo o Brasil. Desenvolvido pelos estudantes Filipe Souza, Renata Valença, Luis Jonas Cardoso, Vitor Hugo Lacerda do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Com orientação feita pela educadora Elmara Souza, trata-se de um jogo colaborativo em que os participantes administram uma cidade e defendem seus pontos de vista através de debates e tomam decisões a partir de diversas situações e problemas.
O projeto colocou a equipe de estudantes entre as 20 finalistas nacionais da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020. Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (apps) nas salas de aula do Ensino Médio nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Linguagens e suas tecnologias.
A transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, Cultura Por para inovar na educação, Como combinar tecnologia , liberdade e educação, Lives como dispositivo de aprendizagem, Sonhos e Descobertas Científicas, Cultura Maker para educadores, Pedagogia Hacker, Robótica Sustentável, Turbine seu conteúdo digital, educação para Surdos na pandemia, Literatura e inclusão nas escolas, Matemática Criativa, Game, Ciência e Astronomia, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.
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