Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Live destaca importância do Prêmio Luís Henrique Dias Tavares e produção cientifica e literária sobre a Bahia
Live destaca importância do Prêmio Luís Henrique Dias Tavares e produção cientifica e literária sobre a Bahia
Publicado em qui, 03/09/2020 - 15:02 por Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realizou, nesta quinta-feira, a live “O currículo e as lutas da Independência da Bahia”, na qual destacou-se a importância do Prêmio Luís Henrique Dias Tavares e das produções científicas e literárias em torno da história das lutas da Independência da Bahia. Durante a transmissão foi discutida, também, a relação do tema com os currículos no contexto educacional.
A atividade, transmitida pelo canal do IAT no Youtube, contou com as participações da professora Patrícia Maciel de Souza e do professor Carlos Antônio Barros de Oliveira e com a palestra do pesquisador e historiador José Augusto Luz.
“Quero ressaltar a importância dos historiadores, aqueles que contribuem para relatar, analisar as histórias estratégicas importantes e, através do professor Luís Henrique, neste edital, neste prêmio, a gente convoca seus pares a ajudar a construir esta produção literária em torno da Bahia”, destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Para o secretário, este é um tema que deve ser referenciado, pois é a história contada pelos baianos. “Não percamos a oportunidade que temas como este podem ser lidos e relidos, dialogando com o nosso currículo Bahia”. E acrescentou ainda: “Nós queremos reanimar a história e fazer uma ponte com a história de fato acontecido e o mundo contemporâneo”.
Para o superintendente da Coordenação de Projetos Executivos da SEC, Marcius Gomes, a deferência ao professor Luís Henrique Tavares destaca a sua história como professor, pesquisador e historiador. “É uma oportunidade neste momento, através do edital, deste prêmio, que nossos professores possam se dedicar à produção de conhecimento, reafirmando os espaços de luta pela Independência da Bahia”, comemorou.
Palestrantes dialogam sobre currículo, história e identidade baiana
A professora Patrícia Maciel de Souza abordou a importância dos estudos da temática para o conhecimento e reconhecimento dessas histórias para a formação da identidade do povo baiano e reforçou as possibilidades de participação no prêmio. “As pessoas que não farão um texto no campo científico terão possibilidade de fazer no âmbito literário e, como a gente vê, a história e a ficção podem sim andar juntas. O prêmio faz este chamado para que façam uma obra de ficção, um poema, um conto, uma crônica, um romance, mas que tragam as lutas da Bahia que vão culminar no 2 de julho”.
Para o professor Carlos Antônio Barros de Oliveira, o Prêmio Luís Henrique Dias Tavares incentiva a reinterpretação da história. “Falar do historiador Luís Henrique Dias Tavares e deste concurso de produções literárias sobre sua obra, bem como a importância dele para a discussão de lutas de independência da Bahia, é recuperar e chamar a atenção da academia em tempos de descolonização do conhecimento, recuperando o seu modo historiográfico que serve de base para a gente interpretar e reinterpretar os fatos históricos dentro do seu contexto”, ponderou.
Já o pesquisador e historiador José Augusto Luz falou da importância do currículo e das culturas escolares e a representatividade do 2 de julho. “Precisamos levar em consideração as histórias regionais e locais, a necessidade de pensar dentro dos sistemas curriculares as dimensões em cada Estado”. E ainda complementou: "A gente tem o currículo oficial, o currículo que é vivenciado, e o currículo que é colocado em prática, impactado por uma série de vicissitudes, do gerenciamento do professor, da gestão escolar, das políticas públicas e outros que precisam ser pensados”, concluiu.
Inscrições seguem até 16 de setembro
O prêmio Luís Henrique Dias Tavares, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, segue com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. É uma homenagem ao professor Luís Henrique Dias Tavares, historiador e escritor brasileiro, em virtude das suas inúmeras contribuições ao estudo da História da Bahia.
Podem participar docentes, discentes, profissionais técnico-administrativos em exercício da Educação Básica e da Educação Superior e, também, pesquisadores/estudiosos da rede pública estadual de educação da Bahia.
Para saber mais informações sobre as formas de participações, clique aqui.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino