Live aborda sobre a importância do acolhimento psicológico no dia do Autocuidado

Palavras-chave:
Em celebração ao Dia Internacional do Autocuidado, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu nesta sexta-feira (24), uma live especial para lembrar a importância de estar atento à própria saúde, no canal do IAT no Youtube.
 
Com a participação das professoras Aissi de Oliveira, Elenita Aragão, Luciara Furtuozo e do Diretor Saú Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié, eles abordaram sobre o projeto de acolhimento psicológico do CJCC, a ansiedade em momento de pandemia, inteligência emocional e os desafios do autocuidado. “É um momento muito difícil que estamos vivendo, mas não devemos focar nisso, devemos pensar que ele é um grande gatilho para transformações. Nós já vivíamos em um período, em um tempo em que as pessoas pouco pensavam nisso e como a gente tinha deixado de se cuidar devido a rotina”, pontuou Elenita. 
 
O projeto de acolhimento psicológico realizado pelo (CJCC) de Jequié tem atendimento gratuito feito virtualmente através da plataforma Google Meet e é direcionado a estudantes, professores e funcionários de qualquer unidade de ensino da rede estadual. A atividade visa auxiliar a comunidade escolar a lidar melhor consigo e com o outro, especialmente neste período de isolamento social. “É preciso se conhecer, o autocuidado é muito importante, principalmente no momento em que estamos vivendo, é preciso cuidar do psicológico e do nosso emocional”, explicou Aissi.
 
A ação está entre as soluções educacionais no contexto da COVID-19 do Brasil e do mundo selecionadas pelo Instituto Unibanco, juntamente com a consultoria Vozes da Educação. A iniciativa é a única do Brasil mapeada na categoria "Políticas de bem-estar". Para professora Luciara Furtuozo, o projeto é muito enriquecedor e irá ajudar muitas pessoas durante o período de isolamento social. “É um momento de ouvir e estamos tendo a contribuição de muitos, não só da nossa cidade, mas de todo Brasil, contou.  
 
O acolhimento está sendo realizado as quartas e sextas-feiras por meio do link https://linktr.ee/cjccjequie. “Nós queremos mostrar que além ensino e aprendizagem dos alunos, também é importante o autocuidado com os professores, funcionários e alunos” completou Saú.  
 
O autocuidado é uma prática estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz respeito a uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida. Não basta tratar as enfermidades. É preciso buscar a prevenção, adotando hábitos como boa nutrição e atividades físicas.

Notícias Relacionadas