Inscrições para terceira rodada das Residências Online de Aprendizagem Criativa estão abertas

Palavras-chave:
Educadores da Bahia e de outros estados já podem fazer suas inscrições para terceira rodada das Residências Online de Aprendizagem Criativa. O processo de inscrição será até às 19h do dia 26/02, pelo endereço http://bit.ly/3rodadaResidencias. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT, tem como propósito desenvolver iniciativas e implementar projetos de aprendizagem criativa para alcançar estudantes de todo estado através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. 
 
Para participar, os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa?  As equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.
 
 
De hoje (segunda-feira, 8), até sexta-feira (12), os participantes da segunda  rodada apresentam suas propostas de atividades desenvolvidas durante as Residências Online de Aprendizagem Criativa. Cada grupo participou de oito sessões de mentorias, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil para criar atividades pedagógicas. Os Webinários acontecem no canal do Instituto Anísio Teixeira, no Youtube, das 9h às 10h30.
 
No primeiro dia do Webinário participaram as equipes “Rompendo Casulos”, “Galáxias Criativas” e “Um olhar para o mundo” que apresentaram suas propostas e fizeram a descrição dos objetivos, público e como o projeto será aplicado. “Nas residências podemos trabalhar diversos temas, entre eles, a cultura, que o é o caso da minha equipe. Nos inspiramos em uma festa tradicional aqui na nossa cidade para criar a nossa atividade”, explicou a professora Fernanda Barbosa, do Colégio Estadual Doutor José Carlos Carvalho Bezerra, no município de Paripiranga. 
 
Nas primeiras edições do programa foram mais de 50 impulsionadores e 140 educadores residentes distribuídos em 40 equipes envolvidas, alcançando diversos municípios da Bahia e de outros estados. “Todas as equipes se envolvem 100% no projeto e isso é muito gratificante para gente. Tudo que nós fazemos é para deixar a educação mais forte e melhor para todos”, celebrou Geisa Santos, coordenadora de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT. 
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Notícias Relacionadas