III Videoconferência: Diversidade e Metodologia Científica

Ampliar a discussão iniciada nos livros do Programa Ciência na Escola, que priorizam o ensino através da investigação científica, esse é o objetivo da III Videoconferência: Diversidade e Metodologia Científica, que acontece no dia 22 de outubro de 2014, das 08h às 18h, no auditório 17, no Instituto Anísio Teixeira, (IAT), com transmissão para todas as 32 salas de videoconferência distribuídas pelo Estado da Bahia. A III Videoconferência é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia por meio do (IAT) e do Programa Ciência na Escola (PCE).

 

A terceira videoconferência do Programa Ciência na Escola faz parte da carga horária de formação para os professores cursistas, participantes do movimento pela Educação Científica, com foco nos estudantes da Rede Estadual de Educação. Objetivo é discutir a construção das identidades de gênero, classe e etnia - as narrativas docentes na contemporaneidade na fabricação de indivíduos normalizados, além de analisar os métodos científicos na perspectiva da construção do professor pesquisador.

“Na palestra falarei sobre gênero, etnias e classe, abordarei o processo de normatização das identidades, na escola, e fora dela, porque entendemos que a escola é o espelho da sociedade, então a escola reflete os processos da sociedade”, explicou a palestrante, Professora e Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva, Rosangela Castro.

Na oportunidade, haverá debates sobre diversidade e metodologia científica, onde o professor terá a possibilidade de refletir criticamente sobre o seu papel, enquanto mediador do processo de construção e formalização de saberes acerca das diferenças sejam elas de etnia, gênero, classe, etc.

“A III videoconferência tem o objetivo de enriquecer o trabalho do Programa Ciência na Escola, no cotidiano na vida dos estudantes, fazer com que eles reflitam sobre as diferenças de gênero, de raça, para que, eles possam utilizar este conhecimento como uma ferramenta para fazer a ciência”, relatou a Coordenadora Geral do PCE, Shirley Costa.

Programa Ciência na Escola - É uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental

Para a participante e Professora de Biologia, Eliana Marques, a Videoconferência vai servir para aprimorar os seus conhecimentos, “acredito que essa interação com todo o estado da Bahia é muito importante, é uma verdadeira troca de conhecimento, estou buscando exatamente o conhecimento a partir das experiências dos colegas aqui presente”, enfatizou.

 

 

Notícias Relacionadas