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II Simpósio Baiano de Licenciaturas
O II Simpósio Baiano de Licenciaturas (IISBL), realizado nos dias 05 e 06 de julho de 2012, no Instituto Anísio Teixeira - IAT, e organizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com o Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente (FORPROF-BA), deu continuidade às questões levantadas no primeiro simpósio realizado na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), em agosto de 2011, e constituiu-se como um marco histórico para a educação do Estado da Bahia pelo fato de ter reunido, em um único evento, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas formadoras de professores (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA, UFRB, UNIVASF, IFBA e IF Baiano).
No encontro, foram apresentados 100 trabalhos divididos em oito temáticas, abordando questões relacionadas à educação, tais como a articulação universidade-escola, as potencialidades do estágio curricular dos cursos de licenciatura na interface com a educação básica; as contribuições do PIBID para a formação de professores; a educação à distância (EAD) e as tecnologias da comunicação e informação, potencialidades e interfaces com a formação de professores; os desafios na transposição didática do saber científico das ciências naturais e exatas: as práticas de formação docente; os desafios na transposição didática do saber científico das ciências humanas e sociais; as práticas de formação docente; a formação de professores para a afirmação da educação inclusiva – políticas curriculares e os desafios da formação dos professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Dentre os pontos positivos, destaca-se a articulação do FORPROF-BA, que fez a mediação entre as instituições durante as reuniões ordinárias, o que propiciou a construção coletiva do evento, além da compreensão da UNEB sobre a necessidade da articulação interinstitucional, criando condições para a interlocução entre as IES parceiras. A disponibilidade das instituições parceiras em participar e contribuir para a realização do evento também foi de grande relevância. As decisões administrativas na consolidação das equipes de trabalhos e atendimento das agendas, o compartilhamento das decisões entre o IAT e as IES na formação do comitê científico, do tema, da programação, dos palestrantes e coordenadores de mesa, entre outros aspectos relacionados à organização do evento, foram preponderantes para o resultado do encontro. A qualidade e o compromisso dos palestrantes que participaram, a qualidade dos trabalhos submetidos (146), dos quais 100 foram selecionados, e o ISSN conquistado que atribuiu uma natureza acadêmica ao IISBL, fecharam o evento com brilhantismo.
Dos conteúdos discutidos, vale destacar as intervenções com foco na pesquisa da práxis educacional como principio formativo, na consolidação do caráter político e social da educação como elementos fundamentais para a formação dos profissionais da educação. Além disso, é importante frisar também a importância do acesso e aprendizagem das novas tecnologias de comunicação e da informação, visando a otimização dos processos ensino/aprendizagem, na necessidade de inclusão das questões referentes à educação especial, das questões de gênero e de etnia como eixos transdisciplinares nos programas de formação. É preciso destacar também o caráter imperativo do acesso, conhecimento e aplicação das diretrizes curriculares nacionais e estaduais dos níveis e modalidades da educação básica, a valorização das experiências dos profissionais da educação, buscando sua inserção na formação e a otimização dos processos de ensino/aprendizagem, por meio da interação entre teoria e prática, a ênfase na pesquisa, a abordagem interdisciplinar, a gestão democrática e participativa da educação, o compromisso social, político, ético, técnico-científico e a avaliação permanente e contínua.
Ademais, o evento, que reuniu cerca de 520 professores de licenciatura, gestores, coordenadores de curso e diretores de faculdades/departamentos/institutos de educação da Bahia em prol do tema proposto, foi marcado pela excelência nesses dois dias dedicados à discussão sobre as novas perspectivas dos cursos de licenciaturas realizados na Bahia. O encontro contou, ainda, com contribuições reflexivas de convidados de outros estados, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). No encerramento foi firmado o compromisso de discutir os limites e possíveis avanços no desafio da oferta desses cursos no Estado, considerando o momento histórico de constituição do Plano Estadual de Formação de Professores do estado da Bahia.
Representantes Institucionais
José Bites de Carvalho (Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UNEB),
Irene Mauricio Cazorla (Diretora Geral do IAT/SEC-BA),
Adriana dos Santos Marmori Lima (Vice Reitora da UNEB),
Ana Maria Silva Teixeira (Presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE),
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (Coord. de Estágio do Colegiado de Ciências da Natureza da UNIVASF),
Clarivaldo Santos de Sousa (Diretor do Centro de Formação de Professores da UFRB),
Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (Reitora da UESC),
Sebastião Edson Moura (Reitor do IFBaiano),
Roberto Paulo Machado Lopes (Diretor Geral da FAPESB),
Palestrantes/Temáticas
Formação de Professores no Brasil
Bernadete Angelina Gatti (FCC)
Política de Formação de Professores da Educação Básica
Iria Brzezinski (ANFOPE)
Plano Estadual de Formação de Professores
Alda Muniz Pêpe – CEE
Carmen Moreira de Castro Neves – CAPES/MEC
Irene Mauricio Cazorla – IAT/SEC-BA
Formação dos Professores para o Ensino das Ciências Naturais e Exatas na Educação Básica: transposição didática do saber científico
Expositores:
Edilson Fortuna de Moradillo – UFBA
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira – UNIVASF
Maria Inês Ribas Rodrigues – UFABC
Articulação Universidade e Educação Básica: pensando um sistema articulado de formação de professores
Ana Maria Iorio Dias – UFC
Amélia Tereza Santa Rosa Maraux – SUDEB-SEC
Betânia Leite Ramalho – UFRN
Nádia Hage Fialho – UNEB
PIBID: avaliando experiências nas IES baianas
Hélder Eterno da Silveira – PIBID Nacional
Alessandra Santos de Assis Picanço – UFBA
Alex Andrade Alves – IFBA
Eliene Maria da Silva – UNEB
Hildonice de Souza Batista – IFBaiano
Joslei Viana de Souza – UESC
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves – UESB
Rubens Edson Alves Pereira – UEFS
Susana Couto Pimentel – UFRB
Coordenador: Eliene Maria da Silva (UNEB)
Currículo para Formação Inicial de Professores
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro – CNE
Elizeu Clementino de Souza – UNEB
Rodrigo Camargo Aragão – IAT/SEC e UESC
Formação de Professores para a Afirmação da Educação Inclusiva – Políticas Curriculares
Claudio Orlando Costa do Nascimento – UFRB
Luciene Maria da Silva – UNEB
Marco Antonio Leandro Barzano – UEFS
Marcos Luciano Lopes Messeder – UNEB
Suely Aldir Messeder – UNEB
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