Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
II Seminário de Educação em Direitos Humanos - cobertura
“É com muita empolgação que fazemos a abertura deste seminário”. Assim, Almiro Sena, Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, deu início aos trabalhos do II Seminário em Educação e Direitos Humanos.
O evento ocorreu no dia 15 de agosto de 2011 no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e teve como objetivo mobilizar representantes dos eixos do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, e a sociedade civil, para participação, avaliação e implementação das ações planejadas do Plano. Além disso, divulgar as ações do Comitê de Educação em Direitos Humanos (EDH) e do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos que conta com participação de professores e técnicos da Secretaria da Educação (SEC); representantes de entidades públicas, privadas e ONGs participantes do Comitê de EDH; e sociedade civil em geral.
“Hoje o plano será avaliado, objetivando destacar o que efetivamente foi implementado pelas diversas instituições que o conceberam, traçar estratégias para alcançar os objetivos propostos e ainda não alcançados, divulgar as ações desenvolvidas pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e mobilizar toda a sociedade civil para construir uma cultura de educação em direitos humanos que garanta o cumprimento de ações concretas a partir dos objetivos fixados” afirmou Astor de Castro Pessoa, coordenador do comitê estadual de educação em direitos humanos.
Pioneirismo - O Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos da Bahia foi o primeiro a ser lançado no Brasil sendo pioneiro nas ações de promoção da educação em direitos humanos, seguindo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que foi lançado pelo governo federal em 2006 em uma parceria com a UNESCO.
Segundo Lúcia Camini, coordenadora de educação em direitos humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, esse evento mostra a dimensão da importância que é dada à política de direitos humanos na Bahia. “O seminário dá um passo importante na consolidação da política de direitos humanos para esse Estado”, exemplificou.
Lúcia ressaltou que a constituição de 1988 introduziu e estabeleceu espaços importantes de formulação de políticas públicas e atribuiu responsabilidade ao Estado como promotor da dignidade humana. “O que está faltando efetivamente é a organização da cidadania e o compromisso assumido para garantir que efetivamente não tenhamos mais violações de direitos humanos”, observou.
Nesse sentido, Almiro Sena ressaltou que a grande dificuldade desse plano, como ocorre em todas as áreas dos direitos humanos, é a efetividade desses direitos. “Vivemos em um momento em que não há mais dúvida que um plano como esse precisa ser implementado. A grande dificuldade não é mais justificar os direitos humanos, de entender a sua relevância e sim implementá-los, esse é o grande desafio. Não é mais uma questão filosófica, jurídica, é uma questão política, de força para implementá-los”, afirmou.
O Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que após o pós-guerra avançamos muito em relação aos direitos humanos. “Os direitos das mulheres, das minorias étnicas, direito à vida, direito à reprodução surgiram, em sua grande maioria, a partir da pressão exercida pela sociedade civil e, então, foram sendo produzidos esses estatutos que se constituem em referências importantes no sentido da regulação das relações dentro dos países e entre países”, ressaltou.
Maurício Barbosa, Secretário da Segurança Pública, salientou que se faz segurança respeitando os direitos humanos. “Se faz segurança pública com inteligência e prevenção. Não podemos achar que violência se resolve com mais violência. E é para isto que estamos aqui hoje, não só prestigiando o evento, mas prestigiando os heróis do nosso dia-a-dia que conseguem e que devem levar a conscientização dos direitos e dos deveres humanos”, disse Barbosa.
Ele alertou que os deveres são impostos a todas as pessoas, às organizações, ao próprio estado, à união e ao município. “Não se pode falar somente de respeito aos direitos se as próprias pessoas hoje também passam por cima de inúmeros direitos humanos”, frisou Barbosa.
Comitê de Educação em Direitos Humanos (EDH) - A função do comitê é participar da formulação, monitoramento e avaliação da política estadual da educação em direitos humanos, participar da avaliação, análise e elaboração de execução do plano estadual de educação em direitos humanos, definir e estabelecer princípios e critérios para o desenvolvimento e avaliação de ações referentes à educação em direitos humanos planejadas e executadas pelos órgãos governamentais no âmbito estadual, apresentar políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos relativos a educação em direitos humanos, sugerir medidas normativas que objetivem a normatização e regulação da política estadual de direitos humanos, estimular a criação de fóruns para a formulação de políticas de educação em direitos humanos na esfera municipal e nos âmbitos dos territórios de identidade, participar de atos e ações que concorram para a promoção e ação dos direitos humanos em todas as suas dimensões, promover seminários, debates, pesquisas, cursos, estágios, grupos de estudos e outras atividades na área dos direitos humanos, em cooperação com fóruns e órgãos congêneres.
No seminário ocorreu uma palestra com Lúcia Camini sobre o panorama da educação em Direitos Humanos no Brasil. Houve ainda uma palestra com foco no panorama nos Direitos Humanos na Bahia com a Drª Alda Pepe, representante do Conselho Estadual de Educação. Além disso, ocorreram oficinas a partir de eixos temáticos para a implementação das ações do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. O evento foi uma parceria da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e Secretaria da Segurança Pública, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino