IAT realiza primeiro encontro presencial do Plano de Formação Continuada Territorial desde o início da pandemia

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Uma grande roda iluminada por velas coloridas abriu o primeiro encontro presencial do Plano de Formação Continuada Territorial desde as primeiras medidas de distanciamento social para conter a pandemia do coronavírus, em março de 2020. O evento teve início na sexta-feira (13/8), na sede do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e finalizou neste sábado (14/8), reunindo formadores das equipes técnicas que atuam nas secretarias municipais de educação de 414 municípios baianos e nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). 

Jerônimo Rodrigues, secretário de educação do Estado da Bahia, fez questão de dar as boas-vindas aos educadores e falar sobre a importância do trabalho realizado ali. "Quem está no dia a dia nas escolas sabe o quanto essa formação é importante. Sabe que tem gente presente, olhando, e não com um olhar de fiscal, de vigia, mas com um olhar de caminhar junto. E agora esse retorno híbrido, já nos encontrando presencialmente, nos dá uma animação, um gás, para a gente avaliar o que ficou de lacuna, para a gente poder preencher, e fortalecer aquilo que a gente aprendeu nesse período de atividades remotas".

A diretora-geral do IAT, Cybele Amado, também falou da emoção de participar do encontro. "Estivemos na presença remota e remotamente presentes na vida de todos os educadores do Estado da Bahia. Mas nada substitui a presença, o olho no olho, o calor de estarmos aqui juntos". Ao lado da equipe de direção do Instituto, Cybele distribuiu pequenos cactos para os formadores e para o time de profissionais do apoio pedagógico. "É uma pequena lembrança para que a gente tenha sempre por perto esse símbolo de resistência, de força e de adaptação".  

O grupo se reuniu para construir coletivamente a trilha formativa do terceiro ciclo de encontros com as equipes técnicas, como explicou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT. Ela segredou que nem conseguiu dormir direito de noite, de tanta ansiedade pelo encontro. "É como se a gente estivesse renascendo. Estamos aqui renovando nosso compromisso com o nosso fazer. Um compromisso que se soma ao próprio ar que cada um de nós respira".

Diana também anunciou o tema do terceiro ciclo de encontros: avaliação externa. Este ano, serão realizadas as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os formadores irão discutir com as equipes técnicas as bases conceituais, procedimentos e dados estatísticos que subsidiam as provas, para apoiar as secretarias municipais e as diretorias dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) na preparação para a realização dos exames.

A avaliação externa já foi tema de encontros formativos realizados no ano passado, mas essa discussão será aprofundada agora, como explicou Micheli Cruz, coordenadora de formação de profissionais de educação do IAT. "Fizemos uma reunião de avaliação com os diretores de NTEs e secretários municipais e nessas reuniões foi muito solicitado que a gente retomasse a discussão sobre o SAEB. No ano passado, a gente refletiu sobre isso e agora a gente vai refletir de novo, provando que o processo de formação continuada não está treinando ninguém para a prova. Avaliação é um dos eixos do processo formativo, algo que a gente discute processualmente, permanentemente". 

Os diretores escolares e coordenadores pedagógicos também se debruçarão sobre o assunto nos próximos encontros formativos, com foco nas escalas de proficiência e aprendizagens. Para as equipes técnicas, a abordagem é do ponto de vista institucional, como Micheli detalhou. "Vamos falar sobre os normativos, sobre como uma rede de ensino precisa se preparar para participar da prova, quais são os cuidados necessários, o que é que impacta cuidar da alimentação dos meninos no dia da prova, o que impacta pensar o avaliador… O tema é o mesmo, mas as abordagens são distintas". 

Martonio Sacramento, formador do NTE 4 (Sisal), está participando do encontro. Ele confessou que inicialmente ficou um pouco preocupado com a reunião presencial, mas acabou surpreendido positivamente. "Foi um hiato grande do último encontro presencial que tivemos, no início de 2020, para esse agora. Pensei que seria mais tenso, mas estamos tendo um encontro extremamente tranquilo, prazeroso, de muita aprendizagem". Ele ficou feliz de poder conhecer pessoalmente seus colegas que atuam nos demais territórios de identidade da Bahia. "Nós já vínhamos realizando esse diálogo virtualmente. Conseguimos desenvolver uma intimidade digital, e quase ninguém se conhecia pessoalmente. Esse encontro é uma possibilidade de a gente fortalecer ainda mais a formação, já vislumbrando, quando for possível, o contato com os técnicos. O presencial sempre vai acrescentar elementos a mais para um processo educativo, seja ele qual for".

Ana Paula Silva, que oferece apoio pedagógico para os formadores dos NTEs 2 (Velho Chico) e 23 (Bacia do Rio Corrente) também estava feliz com o reencontro. "Isso nos mostra como a educação é carregada de afeto. Nós estabelecemos relações com pessoas que não conhecíamos pessoalmente. Foram meses de trabalho, de diálogos, de trocas. É surpreendente como é possível construir relações afetivas à distância, mas é ainda mais emocionante estar junto fisicamente. Ainda não podemos nos abraçar, mas o olhar já ganha um outro brilho". 

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

 

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