IAT e CAP promovem formação para educadores sobre o Sistema Braile

O Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual Professora Cátia Maria Paim da Cruz (CAP), iniciou nesta terça-feira (07), a Formação Ensino do Sistema Braille. A ação formativa acontecerá até o dia 23 de maio de 2023, sempre às terças e quintas-feiras, nas instalações do CAP, no bairro de Nazaré, em Salvador. A ação contemplará 40 educadores.

A formação tem por objetivo promover condições para que os participantes possam se apropriar de conceitos, concepções e estratégias de ensino e aprendizagem visando à leitura, escrita e transcrição do Braille como sistema de comunicação para as pessoas com deficiência visual.

“Para nós do IAT, a premissa básica que nos orienta e nos conduz no processo de formação dos educadores baianos é a garantia da educação pública de qualidade como um direito, tratando a todos com equidade. Portanto, cada um dos nossos estudantes precisa ser atendido nas suas necessidades, sejam elas quais forem. Assim, cada professor, coordenador pedagógico e diretor escolar, cada um de nós que estamos envolvidos pela educação pública de qualidade, precisa se dedicar ao processo formativo com vistas a garantir o direito para  todos  e o atendimento às necessidades de cada um na sua especificidade, no seu contexto”, afirmou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

“O CAP tem como um de seus pilares a formação continuada de professores, não só da rede pública, mas também privada, afinal acreditamos que a educação inclusiva acontece quando garantimos a qualidade do processo ensino-aprendizagem, reconhecendo e respeitando a diversidade, para nós do CAP incluir o Deficiente Visual na escola é um desafio. Os cursos do primeiro semestre estão organizados, iniciaremos com o Sistema Braille. O Braille é um sistema tátil de leitura e escrita utilizado para garantir que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ler e escrever”, analisou a coordenadora de Formação de Professores do CAP, Giselly Souza de Oliveira.

A Formação Ensino do Sistema Braille integra um conjunto de atividades proporcionadas pela parceria entre IAT e CAP que tem como horizonte a realização mais três ações formativas, dentre elas a Formação Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Visual – AEE, a Formação Básica para Ledor e Transcritor de Pessoas com Deficiência Visual e Ações Estruturantes e Serviço de Itinerância.

De acordo com o diretor do CAP/DV Salvador, River Carvalho de Azevedo Santana, as parcerias firmadas com o IAT (a partir de 2017), fortalecem a identidade do CAP e hoje são fundamentais no fomento das ações estruturantes do Centro na sensibilização, divulgação e ampliação dos espaços e das oportunidades ofertadas às pessoas com deficiência visual. “O programa de Formação Continuada em AEE para pessoas com deficiência visual, chancelado pelo IAT, é um dos pilares da instituição ofertando cursos, tendo como público-alvo gestores, coordenadores pedagógicos e docentes da rede pública e privada, além de oficinas para agentes de atendimento ao público e à comunidade em geral, promovendo atitudes que facilitem a acessibilidade e a mobilidade da pessoa com deficiência visual nos diversos ambientes de circulação onde estes sujeitos atuam”, pontuou.

Participarão da ação 40 profissionais da Educação. São professores das redes estadual e municipal que já atuam ou desejam atuar no Atendimento Educacional Especializado de pessoas com deficiência visual, em Sala de Recurso Multifuncional ou Centro de Educação Especializada, gestores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas inclusivas.

O processo de seleção para participação foi conduzido pelo CAP e prevê a realização de uma segunda edição, no segundo semestre de 2023, com inscrições ampliadas para toda rede pública de ensino.

“Em 2022 foram promovidas diversas ações formativas em parceria com o CAP e entendemos a importância de continuidade e ampliação dessas ofertas pensando em discutir com os educadores participantes estratégias para atendimento às necessidades da comunidade escolar e, inclusive, contribuir com a Meta 04 do Plano Estadual de Educação da Bahia que visa, dentre outros, o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado, nas redes regulares de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”, destacou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.