Fórum discute novas perspectivas para a formação de professores em matemática

Professores da rede estadual e membros da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Bahia estão reunidos no V Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, que teve início nesta segunda-feira (3/11) e prossegue até terça (4/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela. O IAT é parceiro na organização do evento, junto à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na abertura do encontro, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou a importância da colaboração das instituições de ensino superior na construção de novos processos pedagógicos, tornando cada vez mais efetivo o ensino da matemática na rede estadual de ensino.

Fotos: Roberta Rodrgues/ Comunicação IAT

“A construção e a consolidação de políticas públicas que valorizem a escola e o processo formativo do professor, garantindo, sempre, aos nossos estudantes, o direito de aprender são prioridades para a Secretaria da Educação. E as universidades podem contribuir para o constante avanço no ensino da matemática por meio de novas tecnologias e práticas para a construção de novos processos pedagógicos”, afirmou o secretário.
 
Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Bahia, Alessandro Ribeiro destacou a participação da Bahia nos eventos promovidos pela entidade, além dos programas do Governo Federal de aproximação da universidade com a escola pública. “O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Observatório da Educação, por exemplo, são dois grandes projetos que vêm incentivando um trabalho colaborativo entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, possibilitando interatividade”.
 
Durante o Fórum, estão sendo discutidos temas como políticas públicas, programas na formação dos licenciados, a exemplo do Pibid, currículo das licenciaturas em matemática, educação na perspectiva dos professores e estudantes, formação dos docentes, práticas de ensino e projetos de iniciação científica. Relatos de experiências e trabalhos científicos também serão apresentados.
 
Pioneirismo – O Estado da Bahia tem sido pioneiro no movimento da Educação Matemática no País. Mostra disso é a realização dos Encontros Baianos de Educação Matemática (15 edições), dos Fóruns de Licenciatura (quatro edições), Olimpíadas de Matemática (dez edições) e a Feira de Ciências e Matemática da Bahia. Neste ano, sediará, ainda, a III Feira Nacional de Matemática.

Na Educação Básica, a Secretaria da Educação implementou, ainda, programas estruturantes, que alavancam o ensino da Matemática na escola pública, como por exemplo, o Gestar na Escola e o Ensino Médio em Ação, que, este ano, foi continuado por meio do Pacto pelo Ensino Médio.

No campo da formação de professores, a Bahia conta com os cursos regulares de Licenciatura em Matemática nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Feira de Santana (Uefs), do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que, também ofertam curso, em regime especial, no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e que, entre 2014 e 2015, deverá formar 27 turmas presenciais e duas a distância.

 

Notícias Relacionadas