Formadores avaliam primeiro ciclo da Formação Continuada em 2022

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza nesta sexta-feira (08) e sábado (09), o terceiro encontro de Formação de Formadores de 2022. A atividade acontece na sede do IAT, das 8h às 17h, reunindo educadores que atuam na Formação Continuada Territorial com as equipes técnicas municipais, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.

Neste encontro os educadores fazem avaliação do primeiro ciclo de encontros com as equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, planejamento do acompanhamento das ações da Formação e também participam de momento de formação com o Instituto Vera Cruz (IVC), abordando temas das Ciências Humanas e Naturais.

“Desde de 2019, o IAT junto com os parceiros UPB, Undime, Itaú Social vem construindo este diálogo de formação, de pesquisa e de busca, de compreensão e organização da gestão escolar e com resultados muito importantes”, pontuou o secretário da Educação do Estado em exercício, Danilo Souza.

“Este é o terceiro encontro de formação de formadores do ano. Neste momento, faremos uma avaliação do 1º ciclo formativo de 2022 e prepararemos os próximos encontros de formação com as equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e gestores escolares”, observou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

Para a formadora de coordenador pedagógico e gestor escolar, Renata Freitas Lopes, que atua no NTE-16, neste momento em que a formação presencial está sendo retomada, há uma maior proximidade entre os pares, bem como surgem maiores desafios. “Pensar nos próximos encontros agora nos dá uma expectativa de um aumento de responsabilidade e da ideia do quanto a formação continuada em contexto profissional pode ser base para o trabalho que está sendo desenvolvido agora em 2022”, ressaltou.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. A formação reúne mais de 9 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.