Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Formação desperta educadores para o reconhecimento de estudantes com altas habilidades
A acessibilidade para estudantes com Altas Habilidades e Superdotação foi o tema do Projeto “Inclusão em Pauta”, realizado nesta sexta-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O projeto busca potencializar a política de educação inclusiva na rede estadual por meio de ações formativas, que têm como foco gestores, professores e coordenadores pedagógicos.
A programação do evento incluiu oficinas e painéis que trataram dos conceitos de inteligência e de altas habilidades, mitos, características, indicadores, portfólio, estudo de caso e fatores que podem ocultar e ficha de identificação. Ao final, todos os participantes puderam entrevistar a mãe de um estudante com superdotação.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), Ritta de Cássia de Araújo, a atividade tem o intuito de fazer com que os educadores despertem para o reconhecimento das Altas Habilidades. Neste sentido, explica que existem dois tipos de estudantes: o acadêmico de pensamento convergente e produtivo criativo de pensamento divergente. “No processo de identificação é importante que o professor saiba destes conceitos”, afirmou.
Outro aspecto observado pela Jaqueline Lima, também do NAAHS, é a necessidade do respeito às diferenças na formação humana. “A partir de atividades como esta é que a gente desvenda um universo que é desconhecido para muitos e angustiante para quem vive esta realidade”, disse. Ela cita personalidades como Albert Einstein e Carl Jung como exemplos de pessoas de com altas habilidades/superdotação, que na sua época tiveram dificuldades de serem reconhecidos. “Einstein era considerado um péssimo aluno na escola formal”, contou. O atendimento no NAAHS é feito com base na avaliação do desenvolvimento emocional e cognitivo, que na maioria das vezes estão em níveis diferenciados. Nestes casos, oferece suporte no contraturno do ensino formal. Somente quando estão equilibrados é possível aceleração.
Professora do Colégio Rotary de Salvador e mãe de estudante com superdotação, Gisele de Almeida abordou a necessidade da criação de uma ferramenta que dê suporte ao relacionamento com a escola e com os professores. “Tenho que sempre repetir, todos os anos, as informações sobre o que ele gosta e o que não”. O portfólio, que seria a ferramenta ideal para esta situação, foi um dos assuntos abordados durante as oficinas.
Sobre o projeto
O Projeto Inclusão em Pauta faz parte da Formação Continuada dos Professores, oferecendo instrumentos pedagógicos da educação inclusiva que potencializem seu trabalho em sala de aula. O projeto continua ao longo de 2019, com encontros mensais previstos entre agosto e novembro. As ações são divulgadas nas redes sociais do Instituto e no Portal da Educação.
Notícias Relacionadas
-
Aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe) é prorrogada até 13 de dezembro
-
SEC promove campanha de doação de sangue até sexta-feira (29)
-
SEC divulga lista final do Edital Gestão da Aprendizagem
-
SEC realiza formação continuada voltada à matrícula 2025, com foco em aprimorar processos e fortalecer rede
-
SEC seleciona voluntários para Programa Brasil Alfabetizado
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)