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Formação Continuada é tema do podcast Folha na Sala
O professor e a dinâmica da sua formação, em especial a formação continuada, são tema do novo episódio do podcast Folha na Sala, do jornal Folha de São Paulo. Em discussão sobre a importância do aperfeiçoamento profissional do docente, António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, trouxe sua experiência de mais de 40 anos atuando na área da educação, seguido por uma lista de profissionais expoentes como Cybele Amado, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia, a coordenadora do complexo de formação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carmen Gabriel, a gerente de pesquisa do Itaú Social Patrícia Guedes, além da professora alfabetizadora Mara Mansani e da pesquisadora Bárbara Borges.
As questões disparadoras do debate proposto no podcast são como, efetivamente, alguém se torna professor, o que acontece ao sair da universidade e se o professor deixa de ser estudante em algum momento. As primeiras respostas remontam às experiências profissionais de Nóvoa quando, aos 23 anos, entra pela primeira vez numa sala de aula, justamente para formação de professores. A consciência do seu despreparo naquele momento foi o gatilho para seguir estudando até ser reconhecido, atualmente, como um dos grandes pensadores sobre a formação de professores.
Sobre os primeiros anos de exercício profissional, Nóvoa afirma: “Este período é o mais decisivo na vida de um professor. Se pudesse mudar apenas uma coisa, mudaria a maneira como os professores são acolhidos nas escolas nos primeiros anos. Nós achamos que um professor que acabou a licenciatura está pronto para ensinar, mas não está. É preciso esta indução profissional.”
Cybele Amado, ao concordar, acrescenta que a formação continuada é um espaço de aperfeiçoamento da prática em sala, servindo não apenas para os recém-formados, mas também para os profissionais com mais tempo de carreira: “A formação continuada não existe pela deficiência da formação inicial, ela dá conta de algumas lacunas da formação inicial. É importante que a gente não atribua à formação continuada esse sentido. É preciso entender que faz parte da nossa profissão a formação continuada, o espaço, no contexto de trabalho da escola, para reflexão da prática e avaliação de novos caminhos”.
Com isso, Cybele reforça a necessidade de se ter um tempo dentro da carga horária do docente e demais profissionais da educação para a formação continuada e traz um pouco da sua experiência à frente do IAT, onde coordena o Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que, em regime de colaboração, vem promovendo avanços nas aprendizagens dos estudantes das redes estadual e municipais, através da formação de coordenadores pedagógicos, gestores escolares e membros das equipes técnicas das redes municipais de ensino.
Outros pontos como a valorização do saber gerado pelos professores em sala de aula, a importância da realidade da escola, do professor e da comunidade ser levada em conta nos programas de formação, além das metodologias de aprendizagem ativa também foram discutidos no episódio. “O conteúdo tem que ser prático para o docente usar no chão da sala. É preciso colaboração entre professor e formador para que o conteúdo e práticas conversem com a realidade das escolas”, defende Patrícia Guedes, gerente de pesquisa do Itaú Social.
Todos estes detalhes e nuances apontados como essenciais no processo de formação foram confirmados pela professora Mara Mansani que, ao longo de sua extensa carreira, passou por diversas formações. Muitas delas, apesar de contarem com grandes especialistas como condutores, eram vazias de significado para a sua conduta profissional. No entanto, também viveu a experiência de ter a sua prática transformada pelo programa Letra e Vida que, segundo ela fez nascer “a professora que entende que estar alfabetizado não é só ler e escrever, é fazer uso disso com qualidade na vida”. A professora já foi contemplada com o prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita e está prestes a se aposentar, mas pretende continuar trabalhando com educação em outras esferas: “Os nossos educandos precisam de gente que eduque com qualidade.”
O podcast Folha na Sala é um canal voltado para professores apresentado por Ricardo Ampudia e Juliana Teodoro. Está ligado ao jornal Folha de São Paulo e tem parceria do Itaú Social.
Ouça o episódio: https://bit.ly/3vgclEn
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