Estudantes realizam Feira de Ciências no CPM Luiz Tarquínio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 800 estudantes do Colegio da Polícia Militar (CPM Luiz Tarquínio), em Salvador, realizaram, na última sexta-feira (25/09), a Feira de Ciências da unidade escolar. A atividade, que precede a 5ª Feira Ciências da Bahia (Feciba) e a 10ª Feira Baiana de Matemática, trouxe diversos projetos estudantis com a temática Saúde e Meio Ambiente, que foram apresentados na última sexta-feira (25/09). Até outubro, cerca de 600 unidades escolares e mais de 30 mil estudantes e professores participam das feiras escolares de ciências e matemática na Bahia.

“Esse segundo ano de feira, contamos com a participação dos alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio e escolhemos subtemas para cada série. A feira, na verdade é um momento de aprendizagem, uma forma diferente, lúdica, que proporciona aos estudantes sair do espaço da sala de aula”, explicou o diretor Luis Alberto Lourenço.

Para os estudantes, a feira promove a investigação e fortalece o aprendizado. “Quando terminamos o processo de desenvolvimento do projeto, eu consegui aprender o tema de uma forma diferente, eu fui buscar o conteúdo, eu fiz parte da construção”, comemorou Jaime Araujo, estudante do 3° ano. Já para Lavinha Santana, que cursa o 1°ano do ensino médio, a investigação é parte fundamental do processo. “O nosso tema foi Terapias Orientais e eu percebi que não sabia nada sobre esse universo, a pesquisa me ajudou a aprender mais sobre o tema escolhido”, disse.

Feciba - Ação estruturante do programa Educar para a Transformar, a Feira de Ciências da Bahia (Feciba) busca estimular a relação de ensino e de aprendizagem, bem como fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, por meio da pesquisa e experimentação. 

 

Fotos: Liviane Barbosa/ Iat

 

Notícias Relacionadas