Estudantes e professores de 46 municípios participam do segundo encontro das Agências de Notícias na Escola

Palavras-chave:
Entre os dias 21 e 23 de maio, estudantes e professores(as) da rede estadual de ensino estarão reunidos para o segundo encontro do projeto Agência de Notícias na Escola. A atividade será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e reunirá 100 estudantes e 50 professores(as) de 50 unidades escolares da capital e de outros 45 municípios, alcançando 26 Territórios de Identidade da Bahia.
 
O encontro visa proporcionar ao grupo uma experiência imersiva para desenvolver habilidades comunicacionais e colaborativas, focando na apropriação das tecnologias para produção de conteúdos, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as agências. 
 
Durante o encontro serão realizadas diversas oficinas, a exemplo das ‘Contando Histórias de Transformação’ ‘Captação de áudio’, ‘Captação de vídeo em multiformatos’, ‘Media training’, ‘Escrita jornalística’ e ‘Comunicando com imagens’.
 
Educação Midiática
 
De acordo com a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão, a prática jornalística, como atividade pedagógica em contexto escolar, pode ser muito rica para o processo de ensino e aprendizagem.
 
“A apuração e checagem de dados, procedimentos essenciais à produção e consumo de informações e dados, podem inspirar, por exemplo, a aprendizagem baseada em investigação e fomentar a participação. Além disso, podem promover a autoria e a participação do estudante, assim como a ampliação do seu repertório e, consequentemente, da sua leitura crítica de mundo. O projeto Agência de Notícias na Escola abre essas possibilidades, estimulando a criação de um grupo, formado por estudantes e professores, comprometido com a produção de comunicação e informação não apenas sobre a escola, mas sobre o território em que ela está inserida”, refletiu.
 
O projeto Agência de Notícias na Escola é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que prevê a formação de educadores e estudantes em produção audiovisual com vistas à implantação de agências para veiculação regular de notícias sobre a escola e o Território de Identidade.
 
As escolas participantes recebem recurso via Fundo de Assistência Educacional (FAED) para aquisição dos equipamentos e participam de uma formação em produção audiovisual com os professores da Rede Anísio Teixeira, bem como produzem conteúdos noticiosos em diversos formatos, como vídeos, áudio (podcast) e hipertexto (blog), além da publicação de conteúdos nas redes sociais da unidade escolar.
 

Notícias Relacionadas