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Estudantes e educadores (as) participam de última etapa do Hackathon Independências
Quarenta e quatro (44) estudantes e vinte dois (22) professores (as) da rede estadual de ensino participam, nos dias 16 e 17 de maio, na sede do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, da última etapa do Hackathon Independências.
Na oportunidade, os integrantes das 22 equipes selecionadas para participar da etapa presencial participarão de oficinas de Cultura Digital e Cultura Maker e apresentarão suas soluções a uma banca composta por especialistas na área de tecnologia e desenvolvimento sustentável. A exposição dever ser curta e objetiva e incluir a problemática abordada, a solução proposta e os impactos esperados. Os trabalhos serão julgados tendo como critérios viabilidade, custo e desempenho ecológico e social.
As 03 equipes melhor avaliadas serão as vencedoras e ganharão assinaturas da plataforma de cursos em Tecnologia Alura, para aprimoramento de suas habilidades, além de um período imersos em Cultura Maker no Maria Felipa LAB, onde terão acompanhamento para desenvolvimento de projetos em Cultura Maker em suas Escolas durante todo o ano.
“O Hackathon é uma competição que engaja os estudantes, cria cenários desafiadores e uma comunidade de criadores de soluções. Esta etapa do Hackathon Independências será a finalização de uma agenda de desenvolvimento de novas tecnologias para o Estado, desenvolvidas pelos educadores e estudantes da Rede Estadual.”, declarou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura maker no IAT, Arlindo Santiago.
Motivado pela comemoração dos 200 anos de Independência da Bahia, o Hackathon Independências explora o conceito de independência de forma ampla, permitindo o desenho de soluções que melhorem a autonomia de indivíduos e grupos populacionais, em especial a emancipação de populações vulneráveis. A ação tem como objetivo estimular a inovação, criatividade, desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por soluções rápidas para os problemas sociais, além de fomentar a educação digital nas escolas públicas.
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