Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Especialistas discutem sobre aprendizagem criativa e processo de inovação durante bate-papo on-line
Especialistas discutem sobre aprendizagem criativa e processo de inovação durante bate-papo on-line
Publicado em sex, 19/06/2020 - 16:20 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
A educadora e psicóloga Maristela Miranda Barbara abordou sobre a importância da Educação Integral. "Conversar sobre Educação Integral é sempre interessante, pois é um termo em constante transformação. Em cada momento histórico, esse conceito foi entendido de maneira distinta, dando mais ênfase a uma ou a outra dimensão, mas sempre se buscou olhar para o ser humano na sua totalidade. E isso é a essência da Educação Integral: poder pensar no desenvolvimento pleno do sujeito. No entanto, não é tarefa fácil quando se tenta materializar esse conceito, pois fomos formados em uma escola que fragmenta o saber. Por esta razão, constituir espaços de debate e reflexão sobre o tema é muito importante, pois só no coletivo iremos encontrar formas de melhorar o nosso fazer", afirmou.
Já o diretor executivo da Explorum Educacional, Eduardo Azevedo, destacou o processo de inovação no ensino. "A dinâmica em sala de aula está ultrapassada e os métodos já não conversam com as crianças e os jovens. Por isso, conectar o estudante a uma sociedade e a necessidades reais é o único caminho para obtenção de resultados práticos, reais. Com a educação baseada em projetos e propósitos reais - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU -, poderemos promover a inclusão econômica e social", salientou.
Estação do saber - A atividade também contou com a apresentação do projeto "Tabuleiros do saber: as 'quituteiras' e os 'quituteiros' do saber", que está relacionado ao projeto Estações do Saber, desenvolvido de forma coletiva nos CIEs. Seu objetivo é vincular as ações empreendedoras das escolas em articulação com as universidades nas diversas áreas do conhecimento, desde as práticas vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa envolve ações pedagógicas, como os escritórios criativos, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), o programa de intervenção social e a robótica, além dos programas estruturantes da SEC, a exemplo do Ciência na Escola, dentre outros.
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, explicou sobre o projeto. "Ele visa criar, reorganizar e sistematizar espaços de aprendizagem nos complexos integrados de educação, articulando os saberes no campo da criação, da inovação, do empreendedorismo e da tecnologia. Desta forma, o projeto objetiva aprofundar o conceito de um ecossistema de inovação através das metodologias ativas, a pesquisa-ação, que se trata de uma aprendizagem baseada em problematização e projetos. Além disso, o projeto pretende dar relevância ao protagonismo dos sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem a partir da articulação do conhecimento propedêutico, do laboral e do conhecimento não formal", destacou.
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.
Notícias Relacionadas
-
Aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe) é prorrogada até 13 de dezembro
-
SEC promove campanha de doação de sangue até sexta-feira (29)
-
SEC divulga lista final do Edital Gestão da Aprendizagem
-
SEC realiza formação continuada voltada à matrícula 2025, com foco em aprimorar processos e fortalecer rede
-
SEC seleciona voluntários para Programa Brasil Alfabetizado
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)