Equipes técnicas dos municípios e da rede estadual dialogam sobre principais desafios na aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Após quatro dias de atividades, 03 turmas de técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais da rede estadual concluíram, nesta sexta-feira (16) a formação de equipes técnicas promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o objetivo de fortalecer o atendimento aos estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado.

Realizada através do Instituto Anísio Teixeira, ação formativa, que está em sua segunda etapa, aconteceu no período de 13 a 16 de agosto e reuniu parceiros como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ministério da Educação (MEC), o Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Ação Educativa.

“Estou participando desta formação do IAT, que é uma formação que eu gosto muito. Desde 2021 estou nela e a vejo como de grande importância para o desenvolvimento dos anos finais. O resultado do Ideb saiu e a gente tem feito muitas reflexões a respeito dele. Para a gente é muito importante, não só os dados quantitativos, os números, mas também a qualidade que isso imprime na educação do nosso estado e, consequentemente, de cada município. Esta formação é bastante produtiva. Ela nos dá a oportunidade de falar um pouco dos nossos municípios, dos nossos resultados e da vontade que temos de mudar toda esta trajetória da educação na Bahia”, afirmou a secretária da Educação do município de Licínio de Almeida, Michele Teles.

“Conheci pessoas novas, os formadores são excelentes. Confesso que foi uma das formações que me fez participar com mais afinco, porque tem muita coisa boa, falando das adolescências, das transições. Estou levando muita coisa na bagagem e tenho certeza que poderemos aplicar em nosso município, que realmente está precisando que a gente faça uma revisão, uma reavaliação do nosso trabalho pedagógico. Então tenho certeza que vai ser de muita valia tudo que a gente está levando na nossa bagagem”, analisou a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Pindaí (NTE 13), Ilídia de Souza Silva.

Com o tema central ‘Adolescentes e ambiente escolar’, o segundo encontro presencial da formação de equipes técnicas trouxe na programação do primeiro dia de atividades uma conferência sobre ‘Adolescências: o olhar para o ambiente escolar e a transição dos anos iniciais para os finais’, uma oficina sobre ‘A superação da distorção idade-série na proteção das trajetórias escolares’ e um painel com experiências dos municípios sobre a temática ‘Práticas e ações para fortalecimento da relação entre famílias, escolas e comunidade’.

Já no segundo dia, os integrantes das equipes técnicas dos NTEs e das secretarias municipais participaram de grupos de trabalho onde debateram os temas ‘Gestão da oferta e das transições nos anos finais do ensino fundamental’ e ‘Indicadores de Qualidade no Ensino Fundamental’.

Segundo a diretora de Formação do IAT, Helaine Pereira, a formação de equipes técnicas materializa o regime de colaboração entre os três entes. “Ter a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o MEC e a Undime Bahia reforça nosso compromisso com os anos finais. Atuação que, nesse encontro, foi fortalecida pelas parcerias estabelecidas com o Itaú Social, o UNICEF e a Ação Educativa”, destacou.

“Trouxemos discussões interessantíssimas e muito proveitosas. Discutimos principalmente as questões da transição entre etapas de ensino e acho muito bom quando a gente traz esta proposta para analisar entre município e estado. É um ponto muito importante para refletir, como receber este aluno que sai do 5º para o 6º ano? Como possibilitar a ele uma chegada de forma agradável, uma acolhida interessante? E, principalmente, como qualificar nossa educação? Além disso, falamos sobre educação antirracista, Escola das Adolescências, Semana de Escuta, enfim, foram dias muito produtivos”, contou o técnico no NTE 09, Erick Sousa.

A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), tem carga horária de 104h (por etapa) e é realizada em formato híbrido. Foram ofertadas 888 vagas, 834 para técnicos dos municípios (duas por município) e 54 para técnicos dos NTE (02 por Núcleo Territorial).