Equipes técnicas dialogam sobre monitoramento e acompanhamento pedagógico em encontro formativo

Equipes técnicas das secretarias municipais e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) participam nesta segunda-feira (23), terça-feira (24), quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), das 8h às 17h, de encontro formativo na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como pauta o monitoramento e acompanhamento pedagógico. A ação integra a Formação Continuada Territorial – uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia, por meio do IAT - que atua nos 417 municípios baianos, em regime de colaboração.

A diretora geral do IAT, Cybele Amado, reforçou a importância da participação dos municípios na Formação Continuada. “Nestes 4 dias de encontro reuniremos as equipes técnicas que atuam nos 417 municípios da Bahia, pensando e dialogando sobre a realidade de cada território”, observou.

“Neste segundo ciclo formativo, estamos discutindo monitoramento e o acompanhamento, que são dois processos muito próximos, mas com algumas diferenças. No monitoramento, as práticas envolvem mais os aspectos normativos, focados em metas, objetivos, estratégias, respostas e resultados. Já o acompanhamento é de natureza qualitativa, processual e traduz a caminhada e aponta a direção da reflexão”, explicou a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello.

Na segunda e na terça-feira, participam do encontro as equipes pertencentes aos Territórios Chapada Diamantina, Sisal, Bacia do Rio Grande, Piemonte do Paraguaçu, Semiárido Nordeste II, Sudoeste Baiano, Itaparica, Piemonte Norte do Itapicuru e Metropolitano de Salvador. Já na quinta e na sexta, será a vez dos Territórios Irecê, Velho Chico, Litoral Sul, Extremo Sul, Médio Sudoeste da Bahia, Vale do Jiquiriçá, Sertão do São Francisco, Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo, Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Corrente e Costa do Descobrimento.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. A formação reúne mais de 9 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.