Encontros Territoriais fortalecem agenda formativa do IAT

11 Encontros Territoriais, 27 Territórios de Identidade e a ampla participação de milhares de educadores e educadoras dos 417 municípios baianos. Os números traduzem um pouco do que foram as Reuniões Territoriais da Formação Continuada, realizadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do instituto Anísio Teixeira - IAT, desde o dia 22 de fevereiro e que encerrou hoje, 8 de março.

As últimas atividades reuniram educadores dos Territórios de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do Francisco, em Senhor do Bonfim. Já em Bom Jesus da Lapa, participaram educadores dos Territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande.

“Essa ida aos Territórios é importante para podermos alinhar os caminhos da Formação Continuada e como sempre fazemos, com a participação de todos. Estado e municípios juntos”, explica a diretora do IAT, Cybele Amado de Oliveira. Ela lembra que encerrar esta jornada de encontros no Dia da Mulher é significativo. “Nós mulheres somos maioria na educação e educação é cuidar, proteger, mostrar os caminhos, emancipar. Isso nós fazemos muito bem!”, disse.

“Esses encontros são imprescindíveis, para avizinhar, trocar experiências e trilhar os caminhos da formação, sempre com foco no que é mais importante, a aprendizagem de nossos estudantes”, disse Ana Raquel Conceição, diretora do Núcleo Territorial de Educação de Senhor do Bonfim (NTE25). Na mesma linha, o secretário municipal de Caldeirão Grande, João Matos destacou a importância da formação. “Esta proposta de formação traz o que sempre queríamos, o avizinhamento, a troca de experiências com outros municípios e com o Estado. É uma formação de qualidade, com compromisso e responsabilidade”, afirmou.

“A Formação Continuada 2022 começou de forma potente, com encontros em 11 Polos, buscando engajar novamente os educadores e seguir as atividades no ano de 2022”, informou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo. A diretora lembra que já nesta semana acontecem as atividades de Formação de Formadores, nos dias 11 e 12, no Instituto Anísio Teixeira. “É mais uma etapa da nossa ação, que tem como foco a melhoria da qualidade da educação”.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza, desde 2019, a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Durante os anos de 2020 e 2021, a formação ocorreu em ambiente virtual.