Encontros de alinhamento marcam início da Formação Continuada em 2022

Após movimentar as redes de ensino de toda a Bahia com a Jornada Pedagógica 2022, que  trouxe a presença do educador português António Nóvoa, referência em educação e formação de professores no mundo todo, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), deu início às atividades do Plano de Formação Continuada Territorial, neste ano. Nesta quinta e sexta, 10 e 11 de fevereiro, a equipe pedagógica e a diretoria do IAT promoveram reuniões de alinhamento e planejamento do trabalho, tanto com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) quanto com a equipe de articuladores pedagógicos e formadores do plano.

Os encontros trouxeram o desenho pedagógico da formação para o ano de 2022, orientações administrativas e agenda do ano, com a grande novidade deste ciclo, que será o retorno dos encontros formativos ao modelo presencial. A diretora-geral do IAT, Cybele Amado, esteve presente às reuniões, sempre ressaltando a importância da valorização do trabalho do professor e da cadeia de profissionais da educação. “É preciso proteger e valorizar o professor, é ele que vai transformar a educação desse país. Precisamos construir concreta e subjetivamente este lugar tão importante.”

Cybele lembrou a palestra de Nóvoa como “o grande presente que pôde dar à rede de ensino baiana” e, na oportunidade, também anunciou que o IAT irá presentear cada profissional envolvido na formação com o livro "Escolas e Professores - Proteger, Transformar, Valorizar”, de autoria de Nóvoa, lançado no último dia da Jornada Pedagógica 2022 e atualmente disponível para download na plataforma Anísio Teixeira, ambiente virtual do plano de formação. Por fim, ao anunciar mais um presente aos membros da equipe pedagógica do IAT, o livro  “Quem Educa Marca o Corpo do Outro”, da educadora Fátima Freire, a diretora desejou ao grupo: “Sucesso ao nosso 2022, com democracia e liberdade.”

A coordenadora de formação de profissionais de educação do IAT, Micheli Cruz, apresentou detalhadamente aos participantes, nas reuniões com os articuladores pedagógicos e formadores, o percurso formativo a ser trilhado em 2022 e também trouxe novidades. Neste ano, além das reuniões com os dirigentes dos NTEs, a equipe pedagógica também terá momentos com os secretários municipais de educação, a fim de colaborar no planejamento e acompanhamento do processo formativo presencial. A primeira rodada de encontros acontece entre 22/02 e 7/3, em 11 pólos que irão reunir por NTE e proximidade, os 417 municípios baianos participantes no plano.

Outra novidade já aguardada pelos formadores é a inclusão das áreas de Ciências Naturais e Ciências Humanas na formação oferecida aos formadores e articuladores pedagógicos do IAT por meio do Instituto Vera Cruz (IVC). A partir deste ano, essas áreas do conhecimento se somam às de Língua Portuguesa e Matemática na construção e consolidação da didática e conteúdos para compor as trilhas formativas dos educadores participantes. Segundo Micheli, a ideia é trazer sequências didáticas como guia para a estruturação das trilhas com os coordenadores pedagógicos, diretores escolares e membros das equipes técnicas das secretarias de educação.

Por fim, atendendo a uma demanda de algumas redes, a coordenadora apresentou uma nova frente de trabalho, o Repercurso de Estudos. A ideia é possibilitar aos educadores que tenham perdido conteúdos dos anos anteriores, recuperar os estudos, podendo ter acesso aos materiais anteriormente disponibilizados, receber a consultoria online dos formadores e garantir a carga horária referente aos momentos anteriores para a certificação.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza, desde 2019, a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Durante os anos de 2020 e 2021, a formação ocorreu em ambiente virtual. Em 2022, o programa volta a acontecer presencialmente nas sedes dos NTEs, para formação de dupla gestora e na sede do IAT, em Salvador, para formação de equipes técnicas das secretarias e dos núcleos territoriais de educação, reunindo, sob os cuidados referentes aos protocolos sanitários por conta da pandemia do Coronavírus, 9 mil educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.