Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro formativo traz temática sobre habilidades leitoras e novos instrumentos avaliativos em matemática
Os formadores do Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia seguem aprofundando os seus conhecimentos na didática da Língua Portuguesa e Matemática no 12º encontro com a consultoria do Instituto Vera Cruz (IVC). Realizado por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o plano promove a formação com os consultores do IVC desde o ano de 2020, possibilitando aos educadores a concepção de novas pautas formativas, baseadas na potencialização da didática e dos conteúdos destas áreas do conhecimento.
Nesta sexta e sábado, 24 e 25/09, os 127 formadores estiveram reunidos em ambiente virtual sob a orientação dos consultores Ângela Kim e Marly Barbosa, na área de língua portuguesa, e Carla Milhossi e Samuel Duarte, na matemática.
Marcando o centenário do nascimento do educador Paulo Freire, comemorado no último dia 19, o encontro de língua portuguesa foi aberto com a leitura de um trecho de uma de suas obras mais famosas, “Pedagogia do Oprimido”. E como a apreciação literária esteve entre os objetivos do encontro, um outro importante escritor brasileiro também esteve em pauta. As consultoras fizeram a leitura de um conto de Machado de Assis, intitulado “Carolina”, que serviu para introduzir o trabalho com leituras colaborativas sob as perspectivas tanto da apropriação da habilidade leitora, quanto das possibilidades formativas que a atividade possibilita.
Em continuidade ao conteúdo trabalhado no encontro anterior, a temática das habilidades leitoras associada aos gêneros textuais foi retomada a partir da apresentação dos resultados de uma atividade desenvolvida a partir dos gêneros poema, crônica, charge e reportagem. Nesta atividade, os formadores partiram das habilidades da Base Nacional Comum Curricular para determinar, em cada gênero, tanto as que poderiam ser trabalhadas quanto a forma de tratar o tema, com sugestões de perguntas a serem feitas aos estudantes para garantir o seu desenvolvimento.
Esta discussão tratou das capacidades e procedimentos leitores, especialmente considerando os indicadores das avaliações externas. “A gente precisa levar os professores e coordenadores a trabalhar com as diversidades e o currículo vivo. Precisa trazer notícia, reportagem do que está acontecendo no momento. Isso traz diversidade e contexto para a atividade de leitura”, defendeu a consultora Marly Barbosa.
A formadora Amanda Reis concorda: “Ao longo da nossa própria formação, durante a aprendizagem da leitura, não fomos estimulados a ler e interpretar os textos. Quando pegamos gêneros como charges e crônicas, para conseguirmos chegar nesse ponto é muito complexo. Envolve repertório que não está constituído nos meninos e, muitas vezes, nem mesmo nos educadores.”
A educadora Janaina Barros falou sobre a aplicação da pauta nos encontros formativos com os coordenadores: “O formulário que Marly trouxe foi incrível, usaremos com outras temáticas, humanas, ciências. Vamos reproduzir a estratégia, já que somos coordenadoras também. Este conteúdo do IVC está chegando na escola muito rápido.”
Como entrega deste encontro, os formadores irão compor uma atividade formativa de leitura colaborativa que possa ser usada tanto em formação com coordenadores pedagógicos quanto com professores e seus alunos.
Diálogos sobre avaliação
O encontro de Matemática também foi aberto com Paulo Freire, a partir da leitura de um trecho da "Pedagogia da Autonomia" que fala sobre a avaliação, tema escolhido para as reuniões de setembro. A formadora Lívia Laurindo fez a leitura do trecho e compartilhou as suas reflexões. "Se não tomarmos consciência do que é avaliação, em vão estaremos aqui discutindo nossos processos educativos. Nós precisamos preparar o aluno para o exercício da cidadania, e com isso ele vai bem em toda e qualquer avaliação. Não é preparar para resolver um cálculo matemático, mas para que ele possa desenvolver a matemática na sociedade".
Na sequência, os consultores aprofundaram as discussões sobre avaliação externa e avaliação formativa. Carla Milhossi defendeu a importância de manter o foco na aprendizagem dos estudantes. "Ir bem no SAEB é consequência de um processo de ensino e aprendizagem bem realizado nas escolas. Os rankings, os estímulos pela competição, são muitas vezes pouco formativos, criam muito confronto. Nós queremos integrar e pensar juntos nas melhorias para essas meninas e meninos".
Apesar de não se tratar de um treinamento, os educadores falaram sobre a necessidade de familiarizar os estudantes com o formato das avaliações externas, para que consigam responder adequadamente às provas.
Na segunda parte do encontro, os formadores se reuniram em grupos para analisar outros instrumentos, migrando das avaliações externas para as formativas. Neste momento, as provas tradicionais deram lugar a estratégias como a construção pelos estudantes de mapas mentais, elaboração de cartas para os professores e compartilhamento de dicas de resolução, numa perspectiva interdisciplinar.
Os educadores ressaltaram o caráter inovador dos instrumentos propostos. "Essa atividade nos possibilitou refletir sobre as diversas possibilidades que nós temos para a matemática. É algo que nós podemos levar para o contexto da Formação Continuada e também para os nossos professores. Vai fazer uma grande diferença no chão da escola", contou a formadora Maria do Amparo Menezes. Jania Santos ressaltou que a avaliação formativa também contribui para formar sujeitos pesquisadores. "Na educação básica, nós temos uma necessidade urgente de formar discentes pesquisadores, professores pesquisadores. Não é algo que deva ficar restrito às universidades".
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino