Encontro Formativo com Fátima Freire avalia e planeja ações da Formação Continuada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou nesta quinta-feira (9), um encontro formativo para avaliação das ações de 2021 e planejamento de 2022, com a presença dos formadores, articuladores pedagógicos e parceiros da Formação Continuada Territorial. A atividade presencial tem a condução da educadora Fátima Freire, filha do educador Paulo Freire,  e segue até este sábado (11) na sede do IAT, em Salvador. Na abertura do evento, participaram também o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/BA), Raimundo Pereira e a dirigente do Itaú Social, Angela Dannemann.

A ação encerra as atividades da Formação Continuada de 2021, sendo o quarto encontro formativo com a educadora este ano com o tema “educação transformadora”. Os primeiros 3 encontros foram direcionados para equipe pedagógica do IAT.

“Todo momento de avaliação é fundamental, sobretudo na área da educação, para que se possa localizar o que foi possível ser realizado, sonhar com o que se quer realizar e consolidar o que foi construído”, avaliou a educadora Fátima Freire, que na abertura do evento dialogou com os formadores e articuladores sobre a importância do diálogo.  "Fui privilegiada porque cresci num ambiente que podia me expressar e discordar. Observamos que ao longo do tempo, vamos desaprendendo sobre a importância da nossa fala. Quem muito fala, pouco ouve e quem pouco fala, muito ouve", completou. O encontro formativo segue nesta sexta e sábado, com Fátima Freire, das 9h às 17h, no IAT.

Durante o encontro, a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira comentou sobre o objetivo do encontro. “Estamos neste momento avaliando todo o nosso trabalho, que foi muito bem sucedido e também para desenharmos a formação de 2022. É um momento de celebração de estarmos neste grande arranjo pela educação”, destacou a gestora.

Em complemento sobre a importância dos parceiros, a dirigente do Itaú Social, Angela Dannemann, pontuou o ineditismo da ação. “É uma alegria enorme estar aqui. Começamos em 2019 neste arranjo raro. Não tem isso no Brasil. Estar fazendo a Formação Continuada no estado, nos municípios, com toda essa aliança nos territórios, vai fazer a diferença”, sinalizou.

Neste sentido, o presidente da Undime/BA, Raimundo Pereira, ratifica a importância do regime de colaboração, destacando a participação da totalidade dos municípios baianos e agradeceu ao secretário da educação do Estado Jerônimo Rodrigues pela liderança neste processo. “Hoje é a prova real de que o regime de colaboração está fortalecido na Bahia. Vemos que neste momento temos aí o Itaú Social, que é terceiro setor, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Undime que está representando os 417 municípios”, finalizou.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 8 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.