Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro do programa Um Computador por Aluno - cobertura
Avaliar ações e elaborar propostas para a nova fase de formação para a escola foram os temas discutidos por coordenadores do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, formadores da Universidade Federal da Bahia – UFBA/NTE e gestores das escolas do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA/Bahia.
O encontro de formação do programa Um Computador por Aluno (UCA) realizado no Instituto Anísio Teixeira – IAT, nos dias 25 e 26 de agosto/2011, teve como objetivo criar e socializar novas formas de utilização de tecnologias, nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.
Para a professora Maria Helena Bonila, uma das coordenadoras do projeto, o UCA tem uma proposta de metodologia diferenciada e auxilia no uso da tecnologia para a educação. “Nós saímos da ideia de laboratório fechado para a ideia de tecnologia móvel. Então, vamos colocar a tecnologia nas mãos de cada menino”, disse Bonila.
Maristela Midlej, coordenadora pedagógica do projeto, ressalta ter enfrentado algumas dificuldades devido a falta de participação dos gestores nos cursos, por conta das atribuições deles nas escolas, o que impossibilitou o trabalho presencial nos encontros. Além do mais, a maioria dos professores não tem entrosamento com o ambiente virtual e isso impulsionou a equipe a elaborar uma proposta específica para esses gestores.
Dificuldades, problemas de infra-estrutura e de ordem pedagógica também foram avaliados, além da importância da implantação do monitor como facilitador para o aprimoramento do professor e para melhorar e facilitar a aplicação do projeto na escola. “A gente vem discutindo a importância da figura do monitor porque ela vai ser a ponte, o suporte ou o apoio para o professor que tem mais medo do convívio com o ambiente virtual”, falou Maristela.
Bonila diz que é fundamental caminhar sob uma perspectiva de atividade efetiva dentro da escola. “A nossa formação até agora, ficou muito na perspectiva de preparar o professor para o uso do UCA. Nós ficamos muito centrados nessa proposta e na tentativa de que as escolas se desprendessem dos medos e realmente desencaixotassem os laptops”, observou Maria Helena.
“É fundamental que a gente dê uma outra cara para essa formação, claro que não abandonando a discussão dos módulos no E-proinfro efetivamente, mas propondo projetos e desencadeando isso dentro da escola, envolvendo alunos, professores e diretores. Trazendo a figura que até agora ficou apagada nesse processo, que é a figura do monitor”, ressaltou Maria Helena.
Este projeto se insere na fase II do projeto UCA, desencadeada a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, que estão sendo denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbanas e rurais.
A Bahia foi contemplada nesta segunda fase do programa, onde foram escolhidas 10 escolas distribuídas entre a capital e outros municípios do interior. Dentre as escolas eleitas, cinco são estaduais: Escola Estadual Lindemberg Cardoso / Salvador, Escola Estadual Padre Salério / Itabuna, Escola Estadual Júlia Montenegro Magalhães / Cícero Dantas, Escola Estadual prof. Dásio José de Souza / Candeias e no Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão, na zona rural de Feira de Santana, onde cada aluno e professor recebem um laptop educacional. A formação está sendo desenvolvida pela UFBA, com apoio do IAT/SEC, com a finalidade de mobilizar a adequação da estrutura física destas escolas.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino