Educadores dos Complexos Integrados de Educação discutem sobre educação em direitos humanos

Os professores e gestores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), discutiram, nesta sexta-feira (5), em torno do tema "Educação em direitos humanos: conceitos, história e possibilidades concretas de atuação", durante uma roda de conversa promovida pelos CIEs. A atividade, realizada através da plataforma Microsoft Teams, integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que promove, às sextas-feiras, uma série de bate-papos e oficinas sobre questões variadas, com a participação de convidados. As discussões foram mediadas pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa.

O convidado desta sexta foi o professor e doutor em Ciências Humanas, Renato Pontes Costa, que abordou a Educação dentro do contexto dos direitos humanos. “A educação é, portanto, um dos principais instrumentos para superar os condicionantes da pobreza econômica e da garantia da materialização das conquistas políticas necessárias para a construção da paz e da justiça social. A educação em direitos humanos deve ser entendida, portanto, como um processo permanente, contínuo, multidimensional, orientado para a formação de indivíduos que se assumam como sujeitos de direito”, destacou.

Para o professor do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, Wellington Salgado, o respeito é um dos princípios fundamentais dos direitos humanos. “Quando se fala em direitos humanos, a primeira palavra que vem na minha cabeça é respeito. Eu sempre digo para o meu alunado ou para qualquer pessoa que, por mais que vivamos em sociedade, cada um com suas diferenças e especificidades, se não houver o respeito não há mais nada. E, desta forma, a gente entra também na questão da ética”, afirmou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método
 e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.