Educadores do Mercosul participam em Salvador de intercâmbio sobre formação de professores

Professores e gestores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que integram o Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), participam na próxima segunda-feira (10/11), a partir das 8h30, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, da Pasantía de Intercâmbio Regional. A ação, articulada pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA) com o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), visa promover o compartilhamento de experiências inovadoras no campo da formação de professores na educação básica.

O evento, que terá continuidade, na terça-feira (11), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e na quarta (12/11), na Universidade Federal da Bahia (Ufba),   prossegue até o dia 17 de novembro. A programação será estendida para outras cidades, como Cruz das Almas, Amargosa, onde estão implantadas uma unidade e a sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Jequié, sede da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e Ilhéus, sede da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Acesse aqui a programação completa

Nos dias do intercâmbio, os pasantes (como os participantes do projeto são chamados), apresentarão um panorama da política de formação inicial e continuada dos professores nos seus países de origem. “No Brasil foram selecionados oito projetos para a realização deste intercâmbio, dentre eles o da Bahia. Acrescido à qualidade dos projetos apresentados, o nosso diferencial foi proporcionar aos pasantes a oportunidade de conhecer diversas experiências situadas em universidades públicas e escolas parceiras, localizadas em diferentes regiões do Estado”, explicou Norma Vídero, da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado e membro da comissão organizadora da Pasantía.

A formação de professores é uma das ações de valorização dos profissionais da educação adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, nos últimos oito anos. A Bahia é pioneira na implementação do programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e à distância, para os professores que não possuem titulação em nível superior ou que atuam em área distinta de sua formação original.

Em 2014, 23.289 professores da Rede Estadual de Ensino e 7.752 das Redes Municipais foram matriculados nos cursos presenciais de formação inicial e continuada e mais de 1.500 vagas, em 14 cursos de especialização, foram disponibilizadas pela Secretaria, em convênio com o Parfor e as universidades públicas.

Cultura - Além da agenda acadêmico-científica, os educadores também terão a oportunidade de conhecer alguns lugares históricos, por meio de atividades culturais que prevêem visitações a locais como o Centro Histórico de Salvador e de Ilhéus. No roteiro, também está prevista uma parada no município de Cachoeira, no recôncavo baiano, para que os pasantes conheçam a cidade símbolo da independência da Bahia.