Educadores destacam ações planejadas durante a Semana Pedagógica

Esta semana foi de muito trabalho coletivo, discussões e planejamento para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede estadual de ensino. Durante cinco dias, eles elaboraram propostas, participaram de mesas-redondas, oficinas e palestras com o intuito de programar as atividades e ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2019, que será iniciado nesta segunda-feira (11), em todas as unidades de ensino da rede estadual.
 
O vice-diretor do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, em Salvador, José Domingos, falou sobre a importância do trabalho. “Discutimos todas as propostas para a implantação do Novo Ensino Médio e que precisam ser consolidadas através das três áreas do conhecimento, por meio das reuniões de Atividade Complementar (AC), em que cada professor irá discutir a forma interdisciplinar e transdisciplinar na elaboração dos instrumentos avaliativos”, afirmou o gestor.
 
Para a diretora Mônica Ramos de Oliveira, do colégio Estadual Antônio Bahia, localizado em Conceição do Coité (223 km de Salvador), a Semana Pedagógica foi muito produtiva. “Definimos o calendário cultural com a adesão dos projetos estruturantes e, a partir disso, planejamos o Sarau Social, que será realizado no dia 8 de março, em comemoração ao Dia da Mulher, no qual teremos atendimento em Saúde para as mulheres e apresentações culturais. Outros destaques serão a festa junina, com a apresentação da nossa quadrilha, que é a única quadrilha escolar da cidade e o TransformaÊ, que acontecerá no dia 20 de setembro, com apresentações das ações de protagonismo dos alunos. Além disso, faremos simulados por unidade para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já para o Ensino Fundamental, realizaremos os conselhos de classe por unidade envolvendo a participação das famílias e dos estudantes”, revelou.
 
Sobre a Semana Pedagógica - A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos fizeram um planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutiram ações e atividades, bem como avaliaram o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

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