Educadores de três Territórios de Identidade socializam experiências pedagógicas

Com a temática "Cenários Vivenciados e Caminhos Escolhidos" Educadores de três Territórios de Identidade da Bahia promoveram encontros de socialização de experiências pedagógicas. A atividade, que faz parte da Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Instituto Anísio Teixeira, aconteceu de forma remota na segunda-feira (13), com educadores dos Territórios da Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e da Bacia do Rio Grande

Formador que atua junto aos educadores no Território da Bacia do Rio Corrente, Rogério Barreto Santana se viu desafiado em fazer uma formação continuada a distância, num cenário de distanciamento social, causado pela pandemia do Coronavírus. "É desafiador, mas fiquei contente com as falas e o compromisso de todos envolvidos. Nos dá um ar de esperança, em meio a este cenário. Nós reconhecemos os problemas e buscamos um olhar humano para enfrentá-los, bem como a apropriação de discussões que partem da formação continuada com a finalidade de chegar a uma educação pública de qualidade", afirmou o formador.

Já a formadora Carla Gisele Castro destacou que o momento é importante para o avanço da educação. "A reunião teve como objetivo mobilizar os educadores. Vivenciamos experiências exitosas que estão sendo desenvolvidas nas escolas durante esse período de isolamento, foi um momento muito rico de muito conhecimento", comemorou.

As atividades nos três territórios envolveram 11 formadores e suas turmas de coordenadores(as) pedagógicos(as) e gestores(as) escolares. No Baixo Sul estão os formadores Everton Carneiro,  Juliana Sales e Maria do Amparo Pereira. Na Bacia do Rio Corrente, Além de Rogério Santana, estão as formadoras Carla Gisele Castro e Ana Paula Brito. O Território da Bacia do Rio Grande reuniu turmas dos formadores Givaédina Souza, Jânia dos Santos, Lívia Laurindo, Taciana Vanessa Rios e Wellington Pereira.

"Avaliamos o encontro como de extrema importância, uma vez que avizinhamos diferentes territórios, experiências pedagógicas e de gestão foram compartilhadas entre os mais de cem educadores que estiveram presentes. Assim, acreditamos que ideias puderam ser construídas e reconstruídas em prol de uma educação pública de qualidade para todos os nossos alunos da Bahia", disse Livia Laurindo, que atua como formadora no Território do Baixo Sul.

Para a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, a socialização de experiências é um momento ímpar na Formação Continuada. "É quando podemos aprender uns com os outros", destacou. Cybele também pontua que os encontros formativos são momentos de acolhimento neste cenário de isolamento social. "A gente acaba entrando na casa de cada um, vendo suas famílias, a vida continuada de cada um. Esse trabalho tem essa delicadeza. Por isso, da parte do IAT, da Secretaria, estamos fazendo o melhor que podemos fazer de nós mesmos".

Uma das experiências apresentadas no encontro formativo, foi o projeto "Fique em casa que a escola vai até você", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Santana, no Oeste Baiano. "Nossos professores desenvolvem as atividades e a equipe gestora envia em grupos do whatsapp para os estudantes que têm acesso à internet ou imprime e envia o material físico para os que não têm acesso à Internet", detalhou a educadora Juliana Ferreira, do Centro Educacional Julião Pereira de Oliveira, do município de Santana.

Equipes Técnicas
Nesta quarta-feira (15), técnicos pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) dos Territórios 02 (Velho Chico), 08 (Médio Sudoeste da Bahia), 10 (Sertão do São Francisco), 13 (Sertão Produtivo) e 24 (Itaparica), trocam as experiências sobre a montagem do Plano de Suporte Pedagógico. A atividade acontecerá de forma remota, a partir das 9h.

A Formação Continuada Territorial é uma oferta da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, voltada para gestores(as) escolares, coordenadores(as) pedagóggicos(as) e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no  6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a Formação Continuada acontece de forma remota e soma mais de 9 mil participantes no ambiente virtual. A ação conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).