Educadores baianos compartilharão práticas de referência nos Seminários Saberes e Fazeres

Pelo terceiro ano consecutivo, educadores dos 417 municípios baianos  se reunirão para mostrar as práticas de referência que fizeram com que milhares de estudantes aprendessem mais e melhor. As experiências serão compartilhadas durante o Seminário Saberes e Fazeres, evento que encerra anualmente as atividades do Plano de Formação Continuada Territorial, promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). 
 
Este ano, os seminários acontecem entre novembro e dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do IAT no Youtube. As lives reunirão educadores dos 27 territórios de identidade baianos, garantindo a troca de conhecimento e de práticas entre profissionais de diferentes regiões. 
 
Na edição de 2020, o Seminário promoveu 42 horas de transmissões, que somaram mais de 50 mil visualizações e deram origem a 84 produções acadêmicas. “Os preparativos para os encontros deste ano já começaram. Os educadores estão se reunindo para escolher as experiências que serão apresentadas, desenvolvidas a partir dos temas trabalhados no Plano de Formação Continuada”, destacou a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira. 
 
No último dia 3, as equipes técnicas das secretarias municipais das regiões do Sertão do São Francisco (NTE 10) e Itaparica (NTE 24) fizeram uma votação para eleger quais temáticas e práticas de referência irão abordar no Seminário, a partir das discussões que tiveram ao longo do ano sobre educação integral, ensino remoto e avaliações externas. 
 
O encontro também foi uma oportunidade para que os profissionais pudessem avaliar o impacto do Plano de Formação Continuada nas suas trajetórias pessoais e na educação dos seus municípios.  
 
Maria do Socorro Neves, que atua na coordenação técnica da secretaria de educação de Rodelas (NTE 24), contou que as temáticas abordadas foram de grande relevância. "Tem certas coisas que a gente tem uma visão e a partir destes diálogos, passa a ver de outra forma. O que enxergava com certa dificuldade, passa a ver de forma muito mais clara". Socorro também falou sobre a aplicabilidade do que aprendeu ali. "A troca de experiências com os colegas, até de outros territórios, nos ajudou muito nesse momento de implementar um novo modelo de ensino no contexto pandêmico.  E quando nós começamos a discutir a portaria do SAEB [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica], foi muito importante para que a gente pudesse orientar os coordenadores nas nossas escolas". 
 
Fátima Fernandes, que atua na secretaria de educação de Curaçá, também fez questão de deixar seu depoimento. Para a educadora, os encontros formativos foram "de uma utilidade sem tamanho". "Em vários momentos, os colegas da secretaria perguntavam: 'Como é que está a formação, como estão os outros municípios?' Foi um parâmetro.  Essa política chega num momento que é de fato como se a gente pudesse se avizinhar, dar as mãos uns aos outros. É algo muito significativo. Faz muita diferença". 
 
Membro da equipe técnica do NTE 10, Cleriston Andrade reforçou a importância de que a formação continuada contemple os profissionais que atuam nas secretarias de educação, além daqueles que estão diariamente nas salas de aula. "Isso me dá muita esperança para o futuro. Se você não tem o suporte, a informação, você vai tatear e errar muito até começar a acertar. Essa perspectiva de ir munindo os gestores com informações, para tomar as melhores decisões, é fundamental para que se erre menos.  Essa possibilidade que a formação oferece de tirar dúvidas, ouvir especialistas que são referência em cada temática, é de uma riqueza extraordinária". 
 
A formadora Olívia Bastos agradeceu aos educadores pelas trocas. "Nós crescemos como pessoas, como profissionais, e assim vamos mudando a educação no nosso município, estado e país". 
 
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial 
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 8 mil educadores e técnicos de 417 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas