Divulgada a relação de artigos aprovados para o volume 12 da Revista Estudos IAT

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), divulgou a relação dos artigos que serão publicados no volume 12 da Revista Estudos IAT. Participaram da seleção profissionais da educação, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Foram aprovados 13 textos, entre artigos técnicos/científicos e resenhas críticas de livros ou publicações recentes.

A publicação, que é eletrônica, terá, em 2024, uma nova formatação, sendo composta por:  editorial; dossiê temático; 05 artigos temáticos; 07 artigos em formato de livre demanda; 01 entrevista com pesquisadores de referência na temática do dossiê; 01 resenha de livros de referência na temática do dossiê ou publicações recentes.

*A revista*

A Revista Estudos IAT teve seu primeiro número publicado em novembro de 1987, em formato impresso. No ano de 2010, passou ser editada, em formato eletrônico, com temas interdisciplinares na área de educação. No período de 2010 a 2023, foram publicados 303 trabalhos de docentes e discentes das redes de ensino públicas do Estado da Bahia.

A cada ano, além das edições regulares e semestrais, a Revista Estudos IAT objetiva lançar, ao menos, uma edição especial, sempre com uma temática que visa homenagear educadores ou fatos históricos importantes no contexto nacional, estadual ou da educação de maneira mais abrangente.

Confira aqui os artigos aprovados:

CATEGORIA 1:  Artigos técnicos/científicos temáticos para o Dossiê

1 - Juventudes, protagonismo e cidadania: relato de experiência da ação jovem eleitor/a do Colégio Estadual José Leitão
    Aleí Dos Santos Lima (autor)

2 - Educação superior no Brasil: políticas públicas educacionais de acesso ante as desigualdades
    Marcilene Dias Bruno de Almeida (autora) João Ferreira de Oliveira (coautor)

3 - Democratização do acesso de estudantes às práticas corporais: uma análise a partir das academias ao ar livre e a gestão da manutenção de equipamentos públicos em São     Francisco do Conde-BA
    Bianca Barreto do Nascimento (autora) Camila Amorim Moura dos Santos (coautora)

4 - Práxis interdisciplinar na implementação dos projetos estruturantes da Educação: intersecção com Estado, democracia e transformação pedagógica
    Silvane Moreira dos Santos (autora)

CATEGORIA 2: Artigos técnicos/científicos de livre demanda

1 - Formação docente e as tecnologias digitais frente às novas exigências educacionais
    Aldinéia Borges dos Anjos Bonfim (autora)

2 - Novas diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional e tecnológica: a descaracterização da educação integrada.
    Diana Sousa Silva Correa (autora) Renata dos Santos Ferreira (coautora) Helis Augusto Oliveira Da Silva (coautora)

3 - Interdisciplinaridade e protagonismo juvenil:  um enlace de possibilidades para uma educação emancipadora
    André Ricardo Nunes Nascimento (autor)

4 - Sankofa a matemática presente em países explorados pelo tráfico negreiro: um relato de experiência na escola pública.
    Henrique de Almeida Benevides Santiago (autor)

5 - Encontros na história das políticas públicas para a EPT no Brasil: as EEEPS no estado do Ceará e o IFSP
    Fernanda Ramalho de Oliveira (autora) Fernanda Ferreira Boschini (coautora)

6 - Avanços e retrocessos da legislação brasileira para a inserção das políticas de gênero no ambiente escolar
    Marilia Gabriela Ribeiro Barreto (autora)

7 - Análise das produções audiovisuais da Tv Anísio Teixeira com abordagem na área de ciências da natureza: uma proposição pedagógica de educação em saúde e ambiental do programa cotidiano no ensino básico.
    Ana Cristina Florindo Mateus (autora) Josemare Pereira dos Santos Pinheiro (coautora)

8 - Softwares de jogos educativos na intervenção psicopedagógica
    Shirlei Farias dos Santos (autora)  Genigleide Santos da Hora (coautora)

CATEGORIA 3: Resenha crítica de livros com temas relacionados à temática do dossiê “Estado, educação e democracia: Qual a agenda em perspectiva?”  ou de publicações recentes.

1 - Mito da Democracia Racial
Lucimara Pereira da Silva (autora)