Culinária, projeto de vida e ensino de Biologia são temas dos primeiros dias de webinários

Teve início nesta segunda-feira (13), às 17h, em transmissão ao vivo pelo canal do IAT no Youtube, a semana de webinários das Residências de Aprendizagem Criativa. A atividade que tem o objetivo de compartilhar os projetos desenvolvidos na 6ª rodada, a partir das mentorias com especialistas em Aprendizagem Criativa de todo o país, é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Os webinários seguem até sexta-feira (17) com a participação de educadores residentes e impulsionadores, sempre das 17h às 19h.
 
“É uma alegria imensa finalizar esta jornada de 2021 com equipes diversificadas com componentes de outros estados e assim a gente consegue ter essa conversa bem bacana sobre aprendizagem criativa, agregando estes valores para uma educação mais mão na massa, mais acessível mesmo”, comemorou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Brito durante a abertura das atividades nesta segunda-feira. Os webinários seguem até sexta-feira (17) com a participação de educadores residentes e impulsionadores, sempre das 17h às 19h.
 
Ainda no primeiro dia de webinários, a educadora residente da 5ª rodada, Ariadne Azevedo, fez um depoimento sobre a experiência que teve com as Residências de Aprendizagem Criativa. Ela conta que o efeito positivo foi além do projeto desenvolvido na rodada. “As Residências trouxeram uma espécie de camada de criatividade nos projetos que já desenvolvíamos’, relatou.
 
A equipe Ideal foi a primeira a se apresentar. Convidadas a participar junto com a educadora Carolina Nascimento, que é professora de Humanidades da Escola Comunitária Ideal de Alcobaça Bahia, as residentes Brenda Nascimento e Iara Baldassini apresentaram o “Projeto de Vida – acordando paixões”. Objetivo do grupo foi lançar um antigo projeto de autogestão do conhecimento com uma abordagem mais leve, a partir da aprendizagem criativa. “Foi desafiador! Durante as mentorias conseguimos compreender o que é a aprendizagem criativa e a relação com as metodologias ativas”, avaliou Brenda. 
 
“Eu já era pesquisadora em metodologias ativas, quando me somei a professores aqui da escola e fui residente. Depois disso, não me afastei mais das residências. Eu me emociono nas mentorias, porque são vários encontros e desencontros. Esse movimento é que nos faz crescer”, relatou Jaqueline Oliveira – ex-residente e impulsionadora desde a segunda edição das Residências.
 
A primeira equipe que se apresentou no segundo dia de webinários, é composta pelos professores de Biologia Bruno Althof e Aline Teles, da equipe Glow Science. A dupla se uniu para elaborar um projeto sobre produtos alimentícios não convencionais (PANCs), o qual consiste em tornar conhecidas plantas comuns à cultura local com objetivo de despertar para o aproveitamento e consumo delas. Com o nome “PANC pra quê te quero”, o projeto define uma sequência de ações que utiliza pesquisa, mapas afetivos e o conceito dos 4Ps – inerentes à aprendizagem criativa. “A ideia é fazer em um semestre para conseguirmos completar toda a sequência”, informou Bruno.
 
Dando continuidade e encerrando as apresentações desta terça-feira, as educadoras Regina Martins e Aline Damascena e a gestora escolar Thereza Moreira da equipe Euxiqui trouxeram um projeto para ensino de biologia por meio da dança, denominado “Arte-bio: aprendendo sobre mitocôndrias”, com a participação de estudantes e professores. “Nosso projeto tem a etapa de formação dos professores e depois com dos estudantes. A ideia é despertar a criatividade e a participação interativa dos estudantes e professores”, explicou.
 
Nos próximos dias de webinários se apresentam as equipesTransformando com as mãos, Isis, Cria Esperança, +Ação, BA-MT, Braza, CEPCV e Prospera.
 
Sobre as Residências de Aprendizagem Criativa
Ao todo, nestas seis rodadas, as Residências tiveram a participação de mais de 370 educadores da Bahia e de outros estados, envolvendo aproximadamente 50 impulsionadores de todo o país.
 
Inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes, foi adaptada para educação. A prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas e impulsionadores que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Notícias Relacionadas