Conheça a empresa júnior do Colégio Aplicação

Há cerca de dois anos foi implantada a empresa Staff Júnior Soluções em Tecnologia e Design, no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, com a finalidade de ajudar os alunos a se preparar para o mercado de trabalho.

O principal objetivo da Staff Júnior é criar um ambiente profissional, dentro da escola, onde o estudante do curso técnico em informática possa antecipar a sua futura profissão, atuando, inicialmente, na manutenção do laboratório de informática do próprio colégio.

O professor de informática, Daniel Galvão, é o responsável pela criação do projeto. O trabalho feito pelos alunos é totalmente voluntário e pais de alunos, e a comunidade em geral, são atendidos pela Staff. “São feitos serviços de formatação, instalação e troca de peças nos computadores que são trazidos pela comunidade e pelos próprios alunos”, informa Daniel.

Além da manutenção dada aos computadores do colégio, são realizados cursos de qualificação para os professores que ainda têm dúvidas sobre uso das novas tecnologias, com a ajuda de monitores qualificados, que são os próprios alunos.  São feitas, também, parcerias com associações de bairros para que elas possam desenvolver, de maneira voluntária e solidária, atividades voltadas para a área tecnológica.

O nome “staff” é comum à ciência da administração e é traduzido como corpo de oficiais designados para assistir um general ou outro oficial de comando de guerra. Já o nome “Júnior” está vinculado a uma referência familiar que na administração de empresas está associada aos jovens aprendizes.

Segundo o diretor do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Carlos Luciano Brandão de Oliveira, cerca de 80 alunos já passaram pela empresa. Há uma grande economia em relação à manutenção das máquinas, pois os próprios alunos que atuam na Staff Júnior realizam a manutenção e toda a cobertura visual dos eventos que acontece no colégio. “Os alunos que atuam na empresa é que são os responsáveis por fazer os registros das atividades pedagógicas, através de vídeos e fotografias. Todo material é editado e colocado no painel eletrônico da escola” declara o diretor.

Noções teóricas sobre algumas concepções do mundo de trabalho, como cooperativismo, economia solidária, associativismo, empreendedorismo e mercado de trabalho, são dadas aos alunos que participam da empresa. Devido à quantidade de matérias técnicas administradas no curso técnico de informática, os alunos acabam ficando mais um ano no colégio.

Responsabilidade - Rejivaldo Soares Santos, aluno da 8ª serie, já está há dois anos na Staff e, durante esse tempo, aprendeu a utilizar mais de 15 programas na área de informática. “Eu aprendi a consertar um computador através da Staff. Hoje eu tenho conhecimento de coisas que antes não tinha. Antes eu somente chegava em casa e queria assistir desenhos animados. Depois que entrei para Staff eu não conseguia mais ficar em casa sem fazer nada, queria somente ir para a empresa”, declara Rejivaldo, que pretende estudar ciência da computação.

Vitor Carvalho Santos, aluno do 4ª ano do curso profissionalizante do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, é o presidente da Staff. “Participar deste projeto me traz muitos benefícios, pois através dele eu adquiri mais responsabilidades, já que aprendi a gerenciar melhor meu tempo em todos os aspectos da minha vida. Estamos sempre trabalhando em equipe. Recentemente, tivemos um grande desafio de fazer a edição de um vídeo em dois dias e se não tivéssemos um bom trabalho não íamos conseguir. O que mais se preza na empresa é o trabalho em equipe,” declara Vitor.

Profissionalismo - Através de uma metodologia interdisciplinar de mobilidade teórico/prática, o projeto Staff Júnior procura ajudar os alunos a se realizarem profissionalmente. Para Cláudio Bruno Souza, aluno do 4ª ano, a empresa lhe ajudou a entender o que é trabalhar. “Antes eu ficava em casa somente na internet, sem fazer nada, hoje quando acordo, eu penso que tenho alguma coisa para fazer. A melhor coisa é pensar que você tem o que fazer durante o dia. Eu quero ser um analista de sistemas”, diz Cláudio.  Já para o aluno Joseffe Nascimento Souza, do 3ª ano, a Staff também lhe ajudou a crescer em sentido profissional, e a ter maturidade, já que antes não tinha nenhuma motivação para ir ao colégio. “Os meus colegas foram os meus professores, pois me ajudaram a aprender a usar muitos programas que antes não fazia nem ideia de como usar”, fala Joseffe.

Segundo Almiro Bunnete, aluno do 3ª ano, antes de fazer parte da empresa ele não fazia nem ideia do que queria ser no futuro. “Hoje, já tenho algumas ideias. Pretendo fazer um curso de autocard, uma faculdade de arquitetura e um curso de designer gráfico. Antigamente, eu filava bastante aula, não tinha motivação nenhuma para ir à escola. A partir do momento que entrei para a Staff, eu passava o dia inteiro na escola. Já  aconteceu de ficar das 7h da manhã às 21h trabalhando em um projeto” relata Almiro.

Assim como Almiro, Joseffe tinha um péssimo hábito de não aceitar receber ordens, mas com o que aprendeu na Staff passou a lidar com esse tipo de situação. “Hoje eu já lido normalmente com o fato de receber ordens, pois sei que é uma coisa para o meu crescimento profissional e pessoal”, afirma Joseffe.

A Staff tem como um de seus compromissos envolver o tempo ocioso do jovem numa atividade produtiva, incentivar a família a participar como membro associado da empresa e estimular o jovem a ser um profissional responsável.

Acesse o blog da empresa Staff Júnior Soluções em Tecnologia e Design e confira mais informações.