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Concurso sobre tecnologias sociais levará seis professores à Tunísia
Os professores da Rede Estadual de Educação Profissional podem se inscrever para o 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, que acontece de 23 a 28 de março de 2013, na Tunísia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.
O concurso é promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, vai premiar um professor de cada região do País (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte), de nível fundamental e médio, e um do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Os seis vencedores participação do Fórum Social Mundial de 2013 que será realizado na Tunísia e poderão divulgar suas tecnologias premiadas em seminário organizado pela revista e pela Fundação.
Além disso, serão selecionados 64 finalistas que irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, nos dias 9 e 10 de novembro, com todas as despesas pagas pelo concurso. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. Todos os professores que se inscreverem no concurso ainda ganharão assinatura da Revista Fórum até fevereiro de 2013, o livro sobre Geração de Trabalho e Renda e passarão a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.
Esta é a terceira edição do concurso, que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao FSM de Belém (PA). Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.
Nas duas primeiras edições do concurso eram premiados cinco educadores que atuam em escolas públicas, um de cada região do País. Neste ano, foi criada mais uma categoria para professores de institutos federais.
Tecnologia Social - As tecnologias sociais são soluções simples, de baixo custo, capazes de promover uma transformação social e cujo desenvolvimento é estimulado na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O objetivo das tecnologias sociais é justamente o desenvolvimento social. São iniciativas onde a comunidade é protagonista e que podem ser reaplicadas em qualquer lugar.
Entre os trabalhos premiados nas edições anteriores estão: a construção de um forno solar; uma horta de ervas medicinais feita pelos alunos, professores e comunidade; a criação de uma moeda verde para troca de materiais recicláveis; um programa de inclusão de crianças surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
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