Complexos Integrados debatem articulação entre Educação Básica e Ensino Superior

Os professores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), conheceram, nesta sexta-feira (2), durante bate-papo on-line, as experiências de articulação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, desenvolvidas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim, e pela Escola Zumbi dos Palmares, localizada em Londrina, no Paraná. A atividade integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que promove, às sextas-feiras, uma série de bate-papos sobre temas variados, com a participação de convidados.

O encontro desta sexta, que teve como tema "Currículo e inovação: uma escola que transforma e encanta nos seus saberes e sabores", foi mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa. A live teve como palestrantes convidados a diretora da UNEB  (Campus VII - Senhor do Bonfim), Suzzana Alice Almeida; o professor do curso de Teatro da UNEB Campus VII, Benedito Oliveira; e a diretora da Escola Zumbi dos Palmares, Marlene Godoi.

A diretora da UNEB, Suzzana Alice Almeida, relatou a experiência de articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior desenvolvida na região."Foi um encontro potente e cheio de possibilidades. A experiência que temos de diálogo com a Educação Básica, através do curso de teatro, se ampliou e teremos novas parcerias a partir desse encontro. As atividades acontecem no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, onde o curso de Teatro funciona e temos espaços compartilhados. O currículo do curso tem sua proposta de execução baseada no diálogo com a Educação Básica. Estamos no processo de institucionalização do Complexo Integrado de Educação. Saímos mais fortalecidos com o que aprendemos e com o que ensinamos", destacou

O professor de teatro da UNEB, Benedito Oliveira, também relatou a sua experiência enquanto educador na articulado com o colégio. "A criação do curso de Licenciatura em Teatro da UNEB, em Senhor do Bonfim, surge da articulação e do comprometimento de artistas e professores da Educação Básica e da universidade. Uma reunião, como a que ocorreu hoje, se constitui como mais um passo em direção a esta articulação que já vem ocorrendo e o trabalho que estamos desenvolvendo entre o curso de Teatro e o Colégio Estadual, com os projetos de extensão, o grupo de pesquisa e a articulação com o ensino, que são frutos de uma luta por democratização do ensino de Arte, da ampliação da formação de professores e da valorização da Educação Básica". Quanto ao envolvimento dos estudantes das duas modalidades educacionais, o educador ressalta que tem sido uma possibilidade enriquecedora para ambos. "Os estudantes do Ensino Médio ficam em contato direto com a graduação, compartilhando espaços e conhecimentos".

A diretora da Escola Zumbi dos Palmares, Marlene Godoi, abordou sobre o Programa Escola Acolhedora, implantado na escola. "Foi muito gratificante relatar sobre a importância da participação das famílias na escola, sobre o pertencimento e, também, das relações com os estudantes e a comunidade. Para mim, participar de um evento como este e dividir nossas experiências com colegas da área da Educação significa crescimento. Acredito na escola pública e nos seus resultados", salientou.

Sobre os CIEs - Os Complexos funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os Complexos Integrados têm buscado planejar, executar e avaliar ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.