Comitê Paralímpico Brasileiro promove curso sobre fundamentos básicos do esporte

Palavras-chave:
Com o objetivo de capacitar professores de Educação Física para discutirem e ensinarem esportes para pessoas com deficiência, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Impulsiona lançaram o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte. Com carga horária de 40 horas divididas em quatro módulos, o curso oferece informações sobre a história dos esportes Paralímpicos, as principais regras de cada modalidade e entrevistas com atletas brasileiros. No final, o professor recebe sugestões de atividades práticas para as suas aulas.
 
 
Além de promover a inclusão dos alunos com deficiência na Educação Física, o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte também consegue gerar empatia nos jovens sem deficiência. Ao caminharem pela quadra e praticarem chute ao gol vendados, por exemplo, os estudantes se colocam na posição das pessoas cegas. O professor pode, então, trazer questionamentos que ultrapassem as fronteiras do esporte: será que é fácil para um deficiente visual ou um cadeirante pegar um ônibus? A rua da sua casa é acessível? O que pode melhorar na nossa escola para gerar mais inclusão?
 
O curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte está disponível na plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação, o AVAMEC. Este ambiente online, além de gratuito, permite que o professor acesse o conteúdo a qualquer hora, pelo computador, celular ou tablet. Aqueles que cumprirem todas as etapas do curso em até 60 dias ganham um certificado assinado pelo Impulsiona, CPB e Ministério da Educação.
 
Segundo o IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva, é importante que se ensinem lições de respeito e empatia aos jovens ainda no ambiente escolar.

Notícias Relacionadas