Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Começam as atividades da II Feira de Ciências
A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, deu início às atividades para a realização da II Feira de Ciências da Bahia, que acontece no segundo semestre deste ano.
O projeto tem como objetivo estimular o ensino-aprendizagem das ciências na Educação Básica e valorizar as boas iniciativas nesse âmbito, assim como socializar, em nível estadual, os esforços de cada escola. Além disso, a feira, ao ser aberta à população, se caracteriza, também, como um espaço não formal de acesso à ciência e de divulgação científica dos princípios das ciências exatas, da natureza, da matemática, das ciências humanas e das engenharias. Tudo isso com o intuito de estimular a experimentação e a pesquisa científica nas escolas da educação básica, através dos ensinos fundamental, médio e profissional.
A Feira de Ciências da Bahia atende a uma necessidade cada vez mais premente na rede estadual de ensino, que é a do protagonismo dos estudantes e do estímulo ao ensino e aprendizado de ciências. A democratização e popularização dos saberes em eventos dessa natureza, e a oportunidade que estudantes e professores têm de mostrarem seus potenciais, confluem para a mudança dos índices observados em pesquisas e avaliações relacionadas a essa temática.
Em 2011, a I Feira de Ciências da Bahia mobilizou a comunidade escolar através da execução de projetos concebidos por estudantes, e orientados por professores da rede pública que, por sua vez, obtiveram do Instituto Anísio Teixeira uma formação continuada em prática pedagógica na educação básica.
Neste ano, a feira terá um papel proativo de intercâmbio, de formação de profissionais da Educação e dinamizador da produção científica. Além disso, estão ocorrendo articulações para elevar o número de professores, alunos, municípios e escolas atendidas pelo projeto. Segundo Rogério Lima, coordenador da II Feira de Ciências da Bahia, o diferencial este ano é a parceria com a VII Feira Baiana de Matemática, que possibilitará a participação de professores da rede municipal no curso de formação e nas outras etapas do projeto. “Temos a expectativa de trabalhar com a exposição de 200 projetos na feira estadual e a possibilidade de filiação com outras feiras do país. Um elemento motivador para os estudantes é a chance de expor seus trabalhos na FEBRACE, em São Paulo, e na Feira Ciência Jovem, em Pernambuco, parceiras neste projeto desde a concepção”, conta Rogério.
ETAPAS - As atividades da II Feira começam com a divulgação da chamada pública para adesão dos professores e escolas e o curso de formação de professores, ainda nesse primeiro semestre. Já no segundo, acontece a realização das feiras escolares/municipais que culminam com a feira estadual.
Até o dia 04 de março, estão abertas AQUI as inscrições para o curso de formação para a Prática Pedagógica na Educação Básica. Ele será oferecido na modalidade a distância com carga horária de 200 horas, sendo 152 online, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (moodle), 40 presencias, distribuídas em cinco encontros, nos dias 13/04, 11/05, 15/06, 06/07 e 27/07 de 2012, nos polos de videoconferência do Estado, e oito horas correspondentes à realização de uma feira local.
A realização deste curso resultará no desenvolvimento de feiras de ciências escolares que permitem acesso à II Feira de Ciências da Bahia. As orientações e os critérios para execução desta ação serão embasados pela chamada pública elaborada pela equipe do IAT, responsável pelo projeto.
A II Feira de Ciências da Bahia faz parte do projeto Ciência na Escola, que é um programa da Secretaria Estadual da Educação voltado para o fortalecimento de práticas de iniciação científica no cotidiano escolar, com o objeto de valorizar a alfabetização científica para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, considerada como componente básico da educaçã,o bem como a formação cidadã.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino