Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Colégio estadual em Santa Bárbara fortalece projeto interdisciplinar a partir de encontros formativos
Colégio estadual em Santa Bárbara fortalece projeto interdisciplinar a partir de encontros formativos
Publicado em qui, 22/10/2020 - 09:31 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
No ano de 2019, um projeto, O Lugar Onde Moro, O Lugar Onde Quero Viver, nasceu no seio das atividades de uma professora da educação especial. Mal sabia Maria José Lima Macedo que, um ano depois, esse projeto seria ampliado para atender às demandas sociais, culturais e econômicas de todo um município, a partir dos problemas, evidenciados ou originados no período de pandemia. A cidade é Santa Bárbara, integrante do NTE 19, Território de Identidade Portal do Sertão e foi o Colégio Estadual Professor Carlos Valadares que deu corpo e marcou com traço firme os objetivos a serem alcançados com aquele projeto, já revisitado e potencializado.
Assim, o que era um projeto exclusivo para alunos com necessidades especiais inspirou a gestão da escola, ganhando amplitude e ramificações que pretendem contribuir de maneira permanente para a resolução algumas questões, como o êxodo dos jovens das comunidades, a falta de padronização nas produções alimentícias do município, a falta de conhecimento e identificação dos estudantes com a cultura local, problemas ambientais, além da crise econômica que se esperava para o período pós pandêmico.
Nos encontros formativos, a questão da territorialidade refletia os interesses da dupla gestora que desenhava o projeto para extrapolar os muros da escola e ultrapassar os limites da relação estudante x professor.
"Na experiência de formação territorial, a construção coletiva, a socialização de saberes e experiências e a perspectiva de inclusão e interdisciplinaridade promoveram um outro grande passo na amplificação do projeto, que foi convocar todos os professores para pensar juntos os contornos do trabalho, cujo resgate da identidade barbarense estava presente em todos os aspectos: acredito muito nas decisões coletivas, as decisões precisam ser compartilhadas para que as pessoas possam se sentir parte", defende a diretora da escola, fundada há 53 anos.
Quando o estudante se conhece melhor, ele pode ajudar a transformar o espaço em que vive, conta a coordenadora Rita Menezes, ao afirmar que o fortalecimento das comunidades locais é uma vertente importante do projeto. Ela mesma testemunha que, quando criança, sentiu na pele o preconceito por sua origem rural, o que a fez perder um ano escolar e o desejo de morar na sede. Ela e a diretora sentem que este é um fator que faz com que os jovens desejem sair das comunidades rurais, mesmo que as principais atividades econômicas do município sejam a agricultura e pecuária.
Os estudantes dos cursos profissionalizantes de agroindústria e técnico em alimentos da escola terão um eixo especial, o da produção alimentícia, que pretende contribuir na divulgação e instauração das boas práticas na produção do município, que é conhecido como terra do requeijão e possui onze pequenas fábricas artesanais do produto, reconhecido como o melhor da Bahia.
Dessa vertente, um importante resultado será a Indicação Geográfica do requeijão de Santa Bárbara. A proposta está em estudo para a formalização ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o que irá beneficiar não só o município, mas possivelmente, outras cidades da bacia do Jacuípe.
Para que isso seja possível, os estudantes dos cursos profissionalizantes participarão, junto a equipe da Universidade Estadual de Feira de Santana, de um intenso processo para determinar e implantar as boas práticas que irão garantir que as pequenas fábricas da região recebam avaliação positiva pelos técnicos do órgão. Eles entendem que essa aproximação com a universidade é de suma importância para o fomento à pesquisa, especialmente por trazer essa realidade para o universo do estudante do ensino médio. Dessa forma, pretendem impulsionar o desenvolvimento local e territorial, diminuindo o contingente de jovens que saem da cidade.
A dupla gestora aposta na capacidade de aproximar e firmar vínculo com os alunos afastados pelo fechamento da escola por conta da pandemia, através de uma mudança de paradigmas na frequência escolar. Para a volta às aulas, pretendem reunir os estudantes não por série, mas por comunidade, para onde os professores monitores do projeto se deslocarão, diminuindo riscos provenientes da pandemia por COVID.
A organização e capacidade de agregar muitas vozes – o trabalho conta ainda com apoio da UFBA, UNEB, Secretaria do Meio Ambiente, entre outros órgãos – aponta para o papel da escola na conexão com a comunidade, buscando uma ação baseada na reflexão do que está envolvido no coletivo. Mais ainda, direciona holofotes para o coletivo da escola, com todos os seus atores – gestão, corpo docente, funcionários, estudantes e comunidade – evidenciando a educação como um dos mais importantes pilares de transformação social.
Notícias Relacionadas
-
Governo do Estado inaugura obras de educação, saúde e segurança em Fátima
-
Aviso de pauta | Em Fátima, neste domingo (5), Jerônimo inaugura Escola em Tempo Integral
-
Governo do Estado autoriza ampliação de colégio quilombola em Campo Formoso
-
Secretaria da Educação do dialoga com comunidade escolar do Semiárido Baiano
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais