Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Aulão "Libras, ação!" reforça conscientização sobre inclusão
Aulão "Libras, ação!" reforça conscientização sobre inclusão
Publicado em seg, 30/09/2024 - 17:42 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Vinicius Nonato destacou a relevância da iniciativa. "Quando assumi como professor surdo de Língua Portuguesa, tive receio de que minha diferença linguística pudesse causar dificuldades no trabalho. No entanto, o oposto ocorreu. Quanto mais me envolvo nas atividades com os alunos, mais eles se interessam por Libras e pela inclusão. Isso nos motiva a continuar construindo pontes para tornar a inclusão, realmente, efetiva e o Colégio José Américo tem sido pioneiro nessa jornada".
Em Seabra, a ação aconteceu na Praça dos Correios, ampliando o alcance do evento para a comunidade local. A iniciativa atraiu moradores da região, que se uniram aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Seabra, participando ativamente das atividades e fortalecendo o propósito de inclusão e sensibilização.
Durante o evento, foram oferecidas palestras como "Fui capacitista e não percebi?", além de atividades práticas como alongamentos corpo-faciais, apresentação do alfabeto manual de Libras, dinâmicas de expressão corporal e introdução ao vocabulário básico de Libras. A programação reforçou a importância da inclusão e da conscientização ao longo de todo o mês de setembro.
O evento em Seabra também marcou o lançamento e a distribuição gratuita do Jornal Sinalizante, uma iniciativa da professora Jéssica Lacerda, que visa divulgar a cultura e língua da comunidade surda. Os exemplares foram distribuídos aos participantes, acompanhados de lições básicas sobre Libras.
Notícias Relacionadas
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia