Atividade formativa aborda produção e compartilhamento de conteúdos digitais

Nesta quinta-feira (05), educadores da 3ª turma dos Cursos de Design de Aulas para o Ensino Remoto e do Uso Pedagógico de Plataformas e Ferramentas Digitais participaram de atividade ao vivo sobre Produção e Compartilhamento de Conteúdos Digitais. A transmissão, que integra a Formação Continuada em Tecnologias na Educação, foi realizada no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no Youtube, com a participação da cofundadora da ORÍ Consultoria Educacional, Danielly Oliveira. A ação é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do IAT. A live encerra a grade de atividades abertas para esta turma, mas os educadores ainda têm programação até o dia 14 de agosto no Google Sala de Aula.  
 
Em sua apresentação, a palestrante Danielly focou no uso pedagógica de duas ferramentas - o podcast e Tiktok, trazendo exemplos e dicas de elaboração. “Com tudo que a gente está vivendo, os aspectos afetivos que tínhamos de forma presencial foram muito afetados e o podcast é uma ferramenta que aproxima de forma humana o docente do discente. A gente ouve a voz, sabe que é um ser humano, temos referência”, destacou a educadora, que também mostrou estratégias importantes para fazer um podcast que desperte interesse dos ouvintes.
 
Respondendo às questões sobre o tempo das produções, a educadora ressaltou que envolve a criatividade e explicou que o conteúdo pode ser utilizado em sala de aula como propulsor, como instrumento de discussão posterior. “Porque é interessante utilizar TikTok? Porque é onde os estudantes estão, muito mais do que nas outras redes.” E complementou: “A gente quer que este estudante aprenda de maneira prazerosa, porque isso é um ciclo: vai gerar uma aprendizagem efetiva, chegar ao objetivo que a gente quer, que é o que saber faça sentido e que seja relevante para a vida do estudante”.
 
Com carga horária de 20 horas, a Formação Continuada em Tecnologias na Educação oferece atividades síncronas e assíncronas, disponibilizadas no Google Sala de Aula. Além disso, os educadores participam de plantões tira-dúvidas via Google Meet e lives abertas no Youtube. Todos os cursos são ministrados pelos educadores da Rede Anísio Teixeira.

Notícias Relacionadas