Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Atenção diretores das redes públicas de ensino
Informamos aos diretores das Redes Estadual e Municipais do Estado da Bahia que o prazo para indicar professores, de sua unidade escolar, para participar dos cursos de Formação Continuada oferecidos pela Plataforma Paulo Freire é sexta-feira, dia 03 de junho de 2011.
Para efetuar a indicação, os diretores devem acessar o site http://freire.mec.gov.br/index-static, da Plataforma Paulo Freire, e indicar os professores nos cursos ofertados.
Já os professores inscritos terão até o dia 5 de junho, domingo, para confirmar o interesse em realizar o curso. E as secretarias de educação devem validar as inscrições até o dia 16 de junho.
As vagas disponíveis em todo o Brasil ultrapassam 86 mil para diversos cursos como o de produção de material didático para a diversidade e mediadores de leitura da educação básica. As inscrições são gratuitas e realizadas pela Plataforma Freire, sistema desenvolvido pelo MEC para a operacionalização dos cursos de formação de professores. Ofertados em três modalidades - presencial, semipresencial e a distância - os cursos, também gratuitos, devem ser realizados no horário de trabalho do docente, ou seja, sem aumentar a sua carga horária.
A partir de 18 de junho, a lista dos docentes inscritos em cursos de extensão ou aperfeiçoamento estará disponível na página eletrônica da Plataforma Freire.
Lembramos aos diretores e professores que os mesmos precisam estar inscritos na Plataforma Paulo Freire, e que todos os campos do cadastro devem estar devidamente preenchidos. Salientamos que esse procedimento será realizado, exclusivamente, pelos diretores das escolas e não mais pelo IAT. Para maiores informações, entrar em contato com os telefones 0800-616161, opção 7 (Plataforma Paulo Freire), ou 71 3116–9034 / 9012 (Instituto Anísio Teixeira).
A Plataforma Paulo Freire é um portal destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, de acordo com a lei de diretrizes e bases, que oferece cursos de formação inicial e continuada gratuitos. O site é a porta de entrada dos docentes no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior, e cobre 21 estados da federação, por meio de 76 instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, sendo oito baianas.
O ambiente virtual no qual os professores realizam as suas inscrições nos cursos foi lançado em julho de 2009 com o objetivo de democratizar o acesso aos cursos de formação. Segundo a professora Ilma da Silva Cabral, coordenadora de Formação dos Profissionais de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, a Plataforma Freire é uma ferramenta que possibilita um espaço virtual de cadastramento da vida profissional, do itinerário formativo do professor.
Os cursos ofertados abrangem as áreas das ciências humanas e exatas. Os professores podem escolher as licenciaturas que desejam cursar, se cadastrar no ambiente virtual, fazer sua inscrição e atualizar os currículos. A Plataforma beneficia todos os educadores que já possuam graduação, mas não atuam na área, a ter a segunda licenciatura. Já aqueles que ainda não possuem ainda alguma licenciatura podem, por meio da inscrição, cursar a primeira licenciatura.
“Entendo essa ferramenta como uma das maiores inovações na área de educação. É uma nova fase para a formação do educador, que envolve secretarias de educação e demais órgãos do governo, como universidades, associações e sindicatos dos professores, para a construção de espaços de discussão. Esse é o caminho para o fortalecimento da democracia”, sentencia a professora Ilma.
Acesse a Plataforma Freire
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino