Ação integrada dos projetos estruturantes busca fortalecer a formação continuada

Fotos: Roberta Rodrigues/Ascom IAT
“Esse é o início de um grande movimento em prol da rede, da formação continuada em serviço, que são as atividades complementares. Então, a gente avalia o encontro com muito otimismo, como porta de entrada para outras ações integradas dos projetos”, avaliou a coordenadora de articulação dos projetos estruturantes, Helaine Souza, sobre o 1º Encontro Estadual de Formadores realizado de 18 a 22 de maio, no Instituto Anísio Teixeira ( IAT), em Salvador.

Para a coordenadora do Programa Ciências na Escola, Shirley Costa, essa semana de encontro resultou num planejamento coletivo e colaborativo, onde todos puderam dialogar, conhecer a nova equipe que está chegando, e preparar juntos, um planejamento alinhado para chegar a escola e conseguir motivar os colegas que estão lá na ponta. “A gente considera esse encontro bastante positivo, já que hoje os professores formadores saem mais tranqüilos e mais seguros do que deverão fazer lá na ponta”, salientou Shirley.

“Nós estamos vivendo um momento de construção. Essa união entre os projetos é um desafio para todos nós. Com essa formação, a gente está avançando com a prática de uma nova perspectiva de atendimento a educação básica”, destacou a Coordenadora do programa Gestar, Daday Sales.

1º Encontro Estadual de Formadores - O encontro buscou fortalecer a formação continuada para os professores da rede estadual, além de propor discussões sobre as avaliações da aprendizagem nas unidades escolares. A ação integra os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, Ciência na Escola (PCE), Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) e Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PEM), e contou com a participação de cerca de 200 formadores.