Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Abertura das atividades GESTAR 2012 - cobertura
Na segunda-feira, 27/02/12, o IAT recebeu estudantes, professores e autoridades para dar abertura ao ano letivo do projeto Um GESTAR em cada Escola, um programa desenvolvido pelo Gestar para ajudar os alunos no desempenho escolar de português e matemática.
"Para construir uma educação de qualidade temos que construir uma escola de qualidade. Temos que considerar o protagonista principal, a razão de existir de uma escola, que é o aluno. Não podemos aceitar e nos satisfazer em continuar produzindo analfabetos dentro da rede de educação", pontuou o secretário da Educação Osvaldo Barreto, que deu início à solenidade de abertura do evento, transmitida, através de videoconferência, pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT, para todos os polos do Estado.
Para o secretário é preciso construir uma escola que garanta a cada uma das nossas crianças uma educação digna."Quando isso acontecer, estaremos fazendo uma revolução democrática em nosso Estado porque garantiremos à parcela da população mais pobre uma possibilidade nova de construção de sua história", complementou.
Motivação - O Gestar (Gestão da Aprendizagem Escolar) é uma ação de intervenção que tem como objetivo ajudar os alunos no desempenho escolar e estimular experiências, em sala de aula, que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes. Na Bahia, o projeto atende 825 unidades de ensino.
Durante a abertura do evento, o professor Clóvis Santos, da DIREC 4, recebeu do secretário da Educação, a placa simbólica de reconhecimento pela implementação do projeto na Rede Estadual de Educação, representando todas as 793 escolas que firmaram parceria até agora.
A professora Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira, acredita que se todos continuarem com esperança no GESTAR é possível mudar o rumo da história da educação na Bahia. “Nós acreditamos firmemente que é possível abraçar a escola. Isso é possível se cada um de nós continuar o que está fazendo. Eu, enquanto professor, ensinar, eu, enquanto aluno aprender, eu, enquanto gestor, gerenciar. Eu acredito que se todos nós mantivermos essa esperança, com esse brilho que eu vejo no GESTAR, poderemos mudar o rumo da história”, afirmou Cazorla.
A solenidade contou, também, com a participação da representante da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB, Amélia Maraux. “É grande a minha satisfação em participar da abertura do ano letivo do Gestar. Ele tem sido de grande importância para a secretaria por ser um dos projetos estruturantes. Nós, da secretaria, estamos envidando esforços, desde 2009, para que, de fato, possamos mudar a realidade da educação básica no nosso estado”, completou.
Para o estudante do Colégio da Polícia Militar, de Candeias, Ivan Elton da Silva Silveira, uma nova escola deve surgir através do GESTAR. "Nós, estudantes, somos os personagens principais da nossa história. Convido, então, todos os colegas para escrever essa escola que queremos junto com o GESTAR”, disse Elton. Além dele, Marcos Cruz, aluno do colégio Estadual Almeida Sampaio, que foi destaque no Festival Anual da Canção Estudantil - FACE, promovido pela Secretaria da Educação, abrilhantou o evento emprestando a sua voz à canção, de própria autoria, "Menino do Bem".
Também participaram, Regina Scarpa, mestre pela Universidade de São Paulo e coordenadora da Fundação Victor Civita, e Jamile Borges, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que falou sobre "Conhecimento em sala de aula: construir e avaliar na perspectiva do ensino por competência".
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino