Abertas inscrições para a 12ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

Estão abertas até o dia 19 de maio de 2023 as inscrições para a 12ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O programa é destinado aos professores que buscam uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo criativa. A inscrição está disponível pelo link https://bit.ly/residencias12 e deve ser feita em equipe formada por 2, 3 ou 4 participantes.

Nesta rodada serão selecionadas, por ordem de inscrição, 30 equipes, que terão uma semana para imersão em aprendizagem criativa e terão, durante 3 semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe.

“Essa iniciativa é para quem está procurando por uma experiência que ajude a desenvolver novas habilidades, através da Aprendizagem Criativa e assim, melhorar ainda mais a sua rotina e prática em sala de aula”, explicou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago.

Arlindo ainda explicou que, durante as residências, os participantes poderão compartilhar suas ideias e ao mesmo tempo aprender com seus colegas, enquanto trabalham para criar projetos que se adequem a sua vivência local com a orientação de impulsionadores de todo o Brasil. Além disso, terão acesso a uma série de materiais que irão ajudá-los a desenvolver suas habilidades em áreas como tecnologia, design thinking e metodologias ativas de ensino. Terão também a oportunidade de trabalhar com ferramentas e recursos de última geração para criar projetos.

Para Elaína Cristina de Maria, professora de Língua Portuguesa na Escola Municipalizada Polivalente de Conceição do Almeida, que participou, em 2021, da 4° Rodada das Residências de Aprendizagem Criativa, os conceitos e metodologia são fantásticos. “No começo fiquei com medo de não conseguir realizar em sala de aula, de ficar confuso ou tumultuado, porque eu fui ensinada a ter tudo organizado e projetado para um fim e agora ter o estudante como protagonista de fato da sua aprendizagem era algo inovador para mim. Todavia, valeu a pena tentar, cair, levantar, refazer, ter o juízo "frito" em todas as mentorias”.

“A Aprendizagem Criativa foi um chamado para a gente avançar ainda mais aqui na Escola Comunitária Ideal e fazer com que as experiências fossem mais marcantes para os estudantes. Ela nos liberta e nos incentiva a dar um passo ainda maior em relação a inovação. Faz com que o professor se desprenda. A Aprendizagem Criativa nos mostra que não se trata apenas do método, mas de pilares. De trazer mais prazer para a aprendizagem, fazer com que a entrada e o interesse deste estudante sejam maiores quando a gente oferece a proposta metodológica”, afirmou a educadora Maria Carolina da Silva Nascimento, da cidade de Alcobaça, Bahia.

As Residências de Aprendizagem Criativa

As Residências de Aprendizagem Criativa são um programa de mentorias voltado a educadores baianos e brasileiros. Esta formação propõe aproximar a abordagem da Aprendizagem Criativa da prática pedagógica dos educadores. A iniciativa filia-se à vertente do Construcionismo (Seymour Papert) e dá destaque à autoria, ao “aprender criando” e à centralidade do estudante no processo de construção do seu conhecimento.

Dentre os vários conceitos trabalhados na formação estão: os Quatro P’s da Aprendizagem Criativa (Projeto, Paixão, Pares e Pensar Brincando); a Espiral da Aprendizagem Criativa (Imaginar; Criar; Explorar; Compartilhar; Refletir; Reimaginar), além de Cultura Maker e Metodologias Ativas.

Os educadores participantes passam por um período de mentorias com os impulsionadores - profissionais de várias áreas e de diferentes regiões do país que têm experiências variadas com a Aprendizagem Criativa na sua prática pedagógica. Ao final, deve ser elaborado um projeto pedagógico para aplicar na sua instituição de ensino. O processo é realizado em equipe e o interessado pode se inscrever com colegas de escola, parceiros de outras escolas ou até de outras redes de ensino!